Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale


Adolf Hitler
O  FINAL  DA  SEGUNDA  GUERRA   MUNDIAL.

No final do ano de 1944, acontecia os horrores da segunda guerra mundial, comandada pelo ditador Adolf Hitler.
As notícias chagavam em Várzea Alegre atrasadas e destorcidas. Atrasadas porque o sinal da Rádio Globo chegava a passar vários dias sem alcançar a nossa cidade.
Destorcidas porque os nossos conterrâneos que tinha o acesso eram os senhores Fábio Pimpim e Hamilton Correia, dois torcedores ferrênios do regime nazista.
Quando as notícias dos Holocaustos chegavam ao sítio serrote, Luís Inácio ( Boca de Fogo ), Dizia:
- Eu acho é pouco. Pruque num levaro ome pra lá? No dia qui o tenete chegou aqui cum o caminhão, pra levar o povo, eu quís ir, mais ele num quis me levar, levou foi o Bêbo Ontõe Goberto.
Em abril de 1945 o ditador já bastante debilitado da saúde, teve o seu Bunker em Berlim bombardeado pelos países aliados. Esse fato contribuiu para o seu suposto suicídio no dia 07 de maio de 1945. Com aquela grande baixa, a Alemanha afrouxou e com a sua rendição a guerra chegou ao seu final.
Voltando para Várzea Alegre vejamos as repercussões.
Antônio Bitu foi a cidade fazer umas compras e soube da notícia que a guerra havia acabado. Naquele momento ele viu a alegria do povo e teve a informação que os dois nazista de província estavam escondidos. Chegando de volta no Sítio serrote, encontrou Boca de Fogo afiando uma foice.
Bitu na sua empolgação gritou:
- Ei Luís. A guerra acabou-se !
Luís respondeu em cima da bucha:
- Ou trabái Pirdido !
- Qual?
- Esse meu aqui. Apois eu tava amolando essa foice era pra cortar o pescoço de HITLER.

Um comentário:

  1. Um causo muito bom. Fez-me lembrar Raimundo Inacio, do São Cosme. O velho Inacio era encrencado com o Coronel Antonio Correia. Quanto o portador passou, pela manha, dando noticias da morte do Coronel, Raimundo Inacio disse: Oh omi, eu ia matar aquele desgraçado hoje a tarde.

    ResponderExcluir