Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UM POUCO DA NOSSA HISTORIA - 007 - CHICO CEGO - POR ANTONIO MORAIS


Vamos lembrar Chico Cego, o inofensivo tocador de pífano que, ás quintas-feiras, vinha à rua visitar seus benfeitores, arrecadar as despesas da semana, soltar ao vento suas melodias tristes. Morava lá para os lados da Lagoa dos patos, maquela época, uma lonjura da rua, principalmente, para um pobre privado da visão, enfrentando buracos, somando topadas.  No reduzido conjunto de casinhas tão pobres quanto a sua, Chico Cego era a alegria dos tristes.... Quando aparecia na rua, soltando suas melodias, era o encanto de suas fãs, as mocinhas Ambrosina, Metilde, Dosa, Clarinha, Santa Correia e outras que já o esperavam.

Um dia para tristeza de suas admiradoras, surgiu o Chico, coração e faces enlutadas, sem o pífano amigo, companheiro de sua desventura. Perdeu? Quebrou? Que foi que houve? E Chico confessou, com resignação e magoa, que distinta dama, chateada com sua musica, ditatorialmente, mandou tomar seu instrumento e quebra-lo.

O Cel José Correia, que não gostava de abusos e, talvez, nem fosse muito devoto de musica, mandou comprar um pífano novinho, em Crato, e o ofereceu ao Chico, recomendando-lhe que tocasse onde, quando e quanto quisesse. 

E o Chico saiu cantando:

Vou partir, vou deixar-te, brevemente,
Com esperança de um dia te encontrar.
Só te peço que de mim nunca te esqueças,
Que eu de ti sempre hei de me "alembrá".



Um comentário:

  1. Infelizmente, é costume quem escreve, escrever mais sobre poderosos, abastados, ricos que dos humildes.

    Neste aspecto Várzea-Alegre é justa, esquece todos: O coronel José Correia que deu o pífano e o Chico Cego que recebeu. Quem lembra um dos dois. Um povo sem memoria

    Lamentavel.

    ResponderExcluir