Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Metamorfose dos politicos - Por Antonio Morais



É interessante  o antagonismo dos políticos  antes e depois de chegar ao poder. Vou  citar três casos típicos como exemplo para que você compare ao contexto geral.

Paulo Brossard de Sousa Pinto.

Senador da Republica, Ministro da Justiça e Ministro do Supremo Tribunal Federal. Homem culto, grande tribuno e  um  dos políticos mais corajosos de todos os tempos. Como senador de oposição ao regime militar  não houve nenhum mais  competente. O governo  monitorava suas ações, palavras e atitudes. Certa feita, em comício  no Rio Grande do Sul, disse: Estou sabendo que está cheio de  milicos, no meio do povo, para ouvir o que  aqui vai ser dito, e, eu peço que limpem bem os ouvidos e vão dizer aos seus amos que vocês fazem parte de uma classe muito mal paga por eles. 

Quando Ministro  de Estado da Justiça,  na invasão de Angra, por ocasião da desocupação pela policia, morrerão três  trabalhadores. Perguntado como via a atitude policial ele foi bem claro: Pra servi de exemplo e ninguém invadir bens públicos ou privados.




Eduardo Matarazzo Suplici.

Senador com vários mandatos, o mais babaca, inútil, eleito  por força de  demagogia barata, péssimo tribuno, dicção horrorosa, porém, nada melhor achava  do que ser hipócrita. Antes, adorava ficar do lado de presos,  invasores de terras, e, bandidos, tudo  em nome dos direitos  dos cidadãos. O mais subserviente senador  que vi na historia. Diz uma coisa hoje, defende outra amanha. Tempos outros, Suplici  estaria andando com essa cubana nos ombros, hoje se esconde por trás do medo de perder a legenda e a boquinha de ser  candidato novamente  a cargo eletivo.





Luiz Inácio da Silva.

Esse o mais cara de pau de todos. Do Lula não precisa falar. Que  ideias, que gestos de antes o malandro defende hoje? Nenhum, porém, tudo que era politico seboso e safado, na sua visão anterior, está recuperado, reabilitado e protegidos da ameaça de extinção. 

Bem dizia o Leonel de Moura Brizola: "O Lula  para ser e se manter presidente é capaz de pisar no pescoço da mãe dele".


Nenhum comentário:

Postar um comentário