Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 17 de março de 2013

017 - Luiz Salviano Filho - Por Antonio Morais


Luiz Salviano Filho, o Lila. Varzealegrense da Extrema, era extremamente presepeiro. Todos conhessem suas historias e estorias ou delas ouviram falar. Talvez a mais  engraçada delas tenha ocorrido em Crato, no Parque de Exposição.

Lila chegou numa barraca e sem pedir licença a proprietária meteu a colher de pau num  caldeirão com  50 quilos ou mais de macunzar. Tirou um pedaço linguiça quente como uma brasa e jogou na boca. Fez malabarismo, jogou prum lado e pró outro, não aguentando soltou novamente na panela, desta feita, acompanhado da dentadura. 

A mulher vendo aquela cena  fez o maior fuá.  Lila  preocupado com a chapa pegou uma colher de pau  a se danou a procurar.Trazia um volume era um pé de porco, trazia outro era um pedaço de costela e nada de encontrar a chapa, Por fim meteu a mão no panelão apanhou a chapa, jogou  na boca, acomodou-a direitinho e disse: Eita macunzar gostoso da peste. 

A esta altura a policia já havia tomado chegada. Conversa vai, conversa vem, foram a cima e a baixo, Lila se prontificava a pagar o prejuízo, mas, não concordava com a valor e não tinha o dinheiro disponível no momento. O cu de boi estava formado.

Dr.Henrique Costa, parente, conterrâneo do Lila e, presidente da comissão organizadora da Exposição  pagou  o valor exigido pela mulher. Lila tomou conta da panela e convidou a negrada que passava para comer macunzar. 

A festa foi grande. O macunzar não deu pra quem quis. Quando acabaram de comer a mulher colocou as mãos na cintura e disse: "Dr. Anrique", esse cabra é um "Servergoin" ele jogou a chapa dentro do macunzar de propósito, porque quis. A seguir o que se via era negro vomitando pra todo lado e, o Lila dizendo: oxente o macunzar fez mal a vocês?

Um comentário:

  1. Os varzealegrenses sempre encontram algum conterrâneo para lhe tirar do sufoco.

    Eu mesmo perdi a conta. Ladislau Camilo quando fazia sua istripulias, que era preso dizia para o delegado.: Liga aí nesse numero e diga que estou preso.

    ResponderExcluir