Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de março de 2013

Quem confia neles? - por Sandro Vaia


A Câmara dos Deputados é um lugar onde 24 partidos se estapeiam para ver quem oferece o espetáculo mais grotesco aos eleitores que se esforçaram para eleger seus 513 membros.

Os últimos feitos:

1) Pela primeira vez em muitos anos o PT se desinteressou da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que era uma de suas reservas de mercado, para voltar sua atenção para outras comissões que oferecem resultados, digamos, mais robustos. Deixou que um dos partidos da base aliada, o PSC-Partido Social Cristão- indicasse o presidente da comissão.

Com rara sensibilidade política, o partido escolheu para o cargo um pastor, Marco Feliciano , que na campanha eleitoral era um cara bacana que vestia camisetas pedindo votos para Dilma Roussef, e que passou a ser vilão depois que manifestou opiniões polêmicas sobre homossexuais e negros.

Contra um intolerante, intolerância e meia.Agora querem botar o pastor Feliciano pra fora, já que o PSC decidiu que o partido não abriria mão de sua indicação para o cargo.

A primeira reunião da comissão presidida por Feliciano foi um espetáculo, proporcionado por dois grupos fundamentalistas- um de evangélicos e outro de ativistas de direitos humanos- que quase saíram no tapa.


2) O PT indicou para participar da Comissão de Constituiçao e Justiça dois deputados- José Genoino e João Paulo Cunha-condenados por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal. Ambos estão na iminência de serem presos para cumprirem suas penas, e mesmo assim o partido não viu nenhum impedimento- senão legal, no mínimo ético e moral- para a indicação de ambos.

Estranho é que seja o mesmo partido que abriu as portas para a nomeação do pastor Feliciano e que agora vê mais impedimentos morais em suas opiniões homofóbicas e racistas do que na manutenção de dois condenados por corrupção numa comissão que trata justamente da Constituição e da Justiça.


3) O PT e o PSOL anunciaram que recorrerão ao Supremo Tribunal Federal para tentar anular a indicação do pastor Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos. Os governadores dos estados produtores de petróleo também anunciaram que recorrerão ao STF para tentar anular a derrubada pela Câmara do veto da presidente à lei dos royalties do pré-sal. Ou seja: os deputados nao conseguem resolver suas pendências, apelam para a Justiça e depois reclamam da “judicialização da política”.

Será por isso que o Legislativo tem a confiança de apenas 36% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope, à frente apenas dos partidos políticos, que tem 29%?


Nenhum comentário:

Postar um comentário