Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 4 de fevereiro de 2024

TRIO IRAKTAN - Por Antonio Morais


É um conjunto vocal e instrumental, criado em 1950 por Edison Reis de França, Edinho, Paulo Gilvan Duarte Bezerril, conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan, e por João da Costa Neto, o Joãozinho.

Com o falecimento de Edison Reis França o Edinho em 1965, Antonio Santos Cunha o Tony foi convidado para ingressar no trio, Tony nascido no Ceará em 1936 estreou no disco"A volta" lançado em 1967 pela Odeon onde interpretaram boleros como "Ébrio de amor" e "Malagueña". 

Em 1968, gravaram um compacto duplo com as canções "Quando sai de Cuba"; "Embolada da mentira", "Vida bacana" e "Pega a voga cabeludo", esta última, composição do tropicalista Gilberto Gil.

O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, que significa pedra verde em tupi-guarani. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou numa linguagem poética, doce esperança.


Um comentário:

  1. EU ASSISTI O TRIO IRAKITAN NA ÁREA DE LAZER DA MAÇONARIA DE CAJAZEIRAS (PB), EM 1983. AINDA HOJE LEMBRO DE CADA MÚSICA QUE ELES CANTARAM... UMA NOITE REMEMORÁVEL.

    ResponderExcluir