Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comentário deixado em Frazo do Garrote, o vendedor de leite.


kkkkkkkkkkk lembro dessa historia da piaba é fato!! Eita saudade da minha terrinha no tempo que a Vazante era só alegria, tempos de infância magica onde vivíamos com muita dificuldades mas eramos felizes, os rachinhas no campinho enfrente ao estadio o Juremal, banhos no riacho do machado, riacho do feijão e no açude de Joaquim Diniz depois da serra do Gravié, época de pegar passarim com arapucas e achapram, caçar preá e passarim e o principal roubar mangas...

Ahhh roubar mangas isso sim era uma aventura, o pé de manga do meu tio Ildefonso era a manga mais doce que já chupei mas nem meu pai (Cascudo)nem meu tio (Ildefonso)nem meu avô (Vicente Piau) sabem o nome dessa mangueira. Nessa época o protetor desse pé de manga era dona Edite, mulher braba e muito valente, logico que também era uma mulher de caráter e respeito. 

Pra roubar manga nesse pé tínhamos que fazer uma mega operação ..quando era 17:00 hs agente ia ate o cacimbão de tia Isaura tomar banho ai tive uma ideia, hoje agente rouba manga aqui no pé de tio Afonso,olha vamos pegar uma lata de leite pregar o fundo dela numa madeira e botar metade de uma vela dentro pra servi como lanterna ai quando for a noite agente vem roubar, ai um dos parceiros falou ..._e quem vai subir no pé de manga no escuro? 

Ai eu disse ninguém - vamos rebolar pedras e e torrão de barro nas galhas que elas caem ai agente vem a noite com a lanterna improvisada e agente pega elas no chão ..ai todo mundo ficou me idolatrando pela ideia eu fiquei muito feliz ..enquanto uns tomavam banho os outros atirava as pedras nos galhos e dona Edite la em cima na Vazante olhando pra ver quem entrava no terreno do pé de manga, ela só entrava quando agente subia pra casa todo mundo banhado ai ela via agente ai entrava pra dentro. E eu e os meninos tavamos ansiosos pra voltar e pegar as mangas .Quando dona Edite entrou pra assistir a novela QUE REI SOU EU..agente desceu correndo para pegar as mangas, ai começou um inferno era muriçoca que só a peste e muita mutuca e os mato todo molhado por causa do sereno e diabo da lata arrancou do pedaço de pau e a lata tava quente que só as orelhas de Benedito quando tia Buria dava uma trucida kkkkkkk..

E pra completar as vaca de tio Afonso comeram todas as mangas que tava no chão, ai lascou...depois tentei uma estrategia para roubar as mangas do sitio de tia Buria de Raimundo Beca, mas depois de uma analisadas vi que era impossível roubar mangas da família dos beca era quase um milagre essa aventura ..eu acredito que ate hoje ninguém e nem Benedito chupou uma manga roubada desse paraíso das mangas ...aqui fica grande abraço a todos dessa cidade maravilhosa ...

PARABÉNS ANTÔNIO MORAIS 

3 comentários:

  1. É prazeroso ler as traquinagens e peraltices dos tempos de infância. este comentário deixado na postagem "Frazo, o vendedor de leite" escrito por um Piau, embora não tenha deixado o nome, é um daqueles textos que relembra com detalhes as malinações dos tempos de menino. Diz o autor do texto que é filho de Cascudo, sobrinho de Ildefonso e neto de Vicente Piau, portanto meu primo.

    Parabens pela memoria prodigiosa.

    ResponderExcluir
  2. ola morais ,eu sou ednaldo morais filho mais velho de cascudo ...sou fã desse seu blog por indicaçao de mei irmao moacir botafoguense..abraço primo tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que faço parte da familia dos becas andei procurando antepassados e cai aqui!

    ResponderExcluir