Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de junho de 2013

Endividamento das famílias em Abril foi recorde, diz Banco Central.

Brasília – O endividamento das famílias com o sistema  financeiro continua a subir. De acordo com dados do Banco Central, em Abril, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses.

Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do BC, em janeiro de 2005. O resultado de Abril é recorde da série.

Ao se desconsiderar desse indicador o endividamento com financiamento imobiliário, o percentual ficou estável entre Março e Abril em 30,47%. O patamar mais elevado desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em Agosto de 2012 (31,49 %). 

No início da série histórica, estava em 15,29%.

Os técnicos do BC costumam argumentar que o maior endividamento é decorrente do crescimento do crédito imobiliário. Para o BC, as famílias estão trocando dívidas de consumo por aquisição de patrimônio.

Um comentário:

  1. A principal causa da inquietação no momento é essa. Quando a crise atinge o bolso a simpatia acaba.

    ResponderExcluir