Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 23 de junho de 2013

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

EM  DEFEZA  DO  SERTÃO.

MOTE:

QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NãO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Amigo da capital
Manere seu linguajar,
Não venha você falar
Do nosso torrão natal.
Você, só quer ser o tal
Mas na alimentação,
Vai daqui nosso feijão
E é por isso que eu digo.
QUEM QUISER SER  MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL   DO   SERTÃO.

Tudo que você falou
Foi um tanto improcedente,
Fez uma crítica indecente
Com as besteiras que citou.
Para Deus você pecou
Com tamanha aberração,
Mas Padim Ciço Romão
Vai aplicar seu castigo.
QUEM QUISER SER  MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL   DO   SERTÃO.

No sertão tem alegria
Como em qualquer lugar,
Você generalizar
É ato de covardia.
Se você quiser um dia
Durante o mês de São João,
Conhecer animação
Pode até contar comigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Você mora na cidade
E eu moro aqui no mato,
Mas vamos fazer um trato
Sem faltar com a verdade.
Curta a sua vaidade
Viva a vida de barão,
Deixe eu curtir o torrão
Onde enterrei meu umbigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Quem é você pra falar
De um lugar que não conhece?
Nosso sertão não merece
É bom você se calar.
Eu defendo o meu lugar
Em qualquer situação,
Não gosto de confusão
Mas se precisar, eu brigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Fique com o seu conforto
Que eu fico com o aperreio,
Mas eu acho muito feio
Esse seu assunto torto.
O sertão não está morto
Só precisa de atenção,
A sua provocação
É coisa que eu não ligo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO  FALE   MAL   DO   SERTÃO.

Falou da nossa pobreza
Que o sertão tem carência,
Mas esquece a violência
Que existe em Fortaleza.
Em você faltou nobreza
De quem se diz cidadão,
Meteu o pé pela mão
E lhe entender não consigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Se você me prometer
Não falar do meu lugar,
Eu posso lhe convidar
Para você conhecer.
Mas você tem que saber
Que lá não tem divisão,
Trate o povo como irmão
E não como um inimigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL   DO  SERTÃO.

Não diga lá a ninguém
Que o sertão é carente,
Converse com a nossa gente
Como um matuto também.
O sertanejo é do bem
E não gosta de questão,
Eles dão o seu perdão
E oferecem um abrigo.
QUEM QUISER SER MEU AMIGO
NÃO   FALE   MAL  DO   SERTÃO.

Mundim  do  Vale
V. Alegre - Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário