Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 10 de abril de 2016

VIRA O MOTOR, VIVA - POR ANTONIO MORAIS


Foto de Francisco Correia Lima, Dr. Hamilton.

No inicio da década de 1950, sem a redentora energia de Paulo Afonso, os comícios eram programados para encerrar, o mais tardar, às 10h da noite, horário que coincidia com o desligamento dos geradores que iluminavam a cidade. Em decorrência dessa precaridade, cada partido conduzia um gerador a diesel para atender a publicidade volante e à iluminação da área do comício.

Em um desses comícios, a cidade já às escuras e a aglomeração a ouvir o seu líder, sob o entusiasmo do animador, que intercalava a fala do orador com expressões: Viva o Doutor - Viva.

Eis que falta energia. Dr. Hamilton, ante a turba delirante, pede que “vire o motor” ao que o povão responde: Viva. Após insistir por mais de três vezes, que virasse o motor, diz em grito retumbante, resoluto e sem delonga: "Magote de fio de umas éguas", eu estou mandando é virar o motor, e não viva o doutor. 

Hamilton Correia Lima foi prefeito de Várzea-Alegre de 1949 a 1950 e de 1954 a 1958. Um prefeito operoso com  varias obras importantes num período  de poucas rendas. Entre suas obras principais encontram-se: Barragem da cachoeira Dantas, antiga Ponta da Eugenia, Escola Figueiredo Correia, e, a principal de todas: o Prédio da Prefeitura Municipal.



A primeira grande obra publica de nossa terra foi a barragem da Cachoeira Dantas construída por Hamilton por volta de 1954. O prefeito retornava da Barragem em uma motocicleta e quebrou a corrente justo na casa de Antônio de Gonçalo seu maior amigo e eleitor. 

Para socorrer o amigo Antônio Gonçalo escalou Tota e Luís Gonçalo para empurrar a Moto. Quando passaram na casa de Zé de Ana, o maior adversário do Hamilton ele observou Hamilton montado na moto e os dois rapazes empurrando. Então não poupou dizendo: más isso é que é ser dois cabras aduladores. 

Na volta Zé de Ana perguntou aos rapazes se haviam ganho alguma coisa com o trabalho. Tota respondeu: ganhamos apenas o cheiro das bufonas de queijo do Hamilton. 

Coisas do passado e da politica.



Prédio da sede da Prefeitura Municipal.


Escola de Ensino Fundamental Joaquim de Figueiredo Correia.

Um comentário:

  1. Nestes tempos, Várzea-Alegre tinha Deputado Federal, Deputado Estadual, Secretario de Estado da Educação, Vice governador do Estado entres seus filhos.

    Hoje em dia é uma verdadeira farinhada, os eleitores se dividem em torno de 200 candidatos. É muito cacique pra pouco indio.

    ResponderExcluir