Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de julho de 2013

DO TEMPO DO BUMBA - Por Mundim do Vale.

ALVES  X  MORAIS.

Nos anos 40 e 50 do século passado, a família Alves de Morais, era predominante no sítio Sanharol. Uma família muito unida em todos os sentidos, menos em política e futebol.

Nos jogos de futebol, mesmo o Sanharol jogando contra a Boa Vista, ficavam os Alves de um lado do campo torcendo pela Boa Vista e os Morais do outro lado torcendo pelo Sanharol. Havia aquela divergência mesmo se tratando de primos, tios, sobrinhos e até mesmo irmãos.

O exemplo maior foi o casal Pedro Alves Bezerra,  Pedro André e Josefa Alves de Morais ( Zefa do Sanharol ) Que eram avós do meu primo Antônio Morais. Eles ficaram um contra o outro numa eleição causando um certo desconforto aos filhos.

Outro exemplo desse causo, acontecia com o meu tio José Alves de Morais,  José de Ana do Sanharol. Que chegou até a falar com o meu avô Joaquim Piau, para retirar o Morais do registro dele.

Certa vez num período de campanha, Zé de Ana colocava um cabo numa roçadeira enquanto a sua esposa Bibia fiava. De repente apareceu no terreiro uma garota conversadeira que era neta de Pedro André. Zé de Ana quando viu que a menina se aproximava da frente da sua casa, gritou para a esposa:
- Bibia! Num puxe cunveça cum essa minina cunveçadeira não, qui ela é dos Morais. Num dê nem um caneco dágua a ela viu?
- Bibia entranhando o comportamento do marido falou: Ou bestagem essa tua José. Tu também não é Morais?
- Sou Não. Eu sou é Alves. Morais é os fí de Pedo André.
- E como é que o teu nome é José Alves de Morais?
- Foi num discuido qui acentaro no meu rigisto. Mais eu vou pidir a Joaquim  meu cunhado pra ele tirar.
A menina chegou mostrando um retrado do candidato e gritou:
- Ei tio Zé. O senhor vai votar no nosso candidadto?
- Vou miá fia. Vou votar qui é pra ver se ele ganha e vai simbora pra Baixa da Égua levando a cambada dos Morais.

Um comentário:

  1. Prezado Mundim.

    Uma historia com o merecimento de distinção e louvor. Conheço bem e testemunho ser a mais pura verdade.

    Jose de Ana foi o maior Udenista que conheci.

    Na verdade a politica dividia a familia dos meus avós paternos. O pai e metade dos filhos eram Udenistas e a mãe e a outra metade pessedistas. Mas no fim dava tudo certo.

    ResponderExcluir