Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DO TEMPO DO BUMBA - Por Mundim do Vale.

CRIME  PREMEDITADO.

Vocês Conhecem Valeriano? Não? Pois eu vou dizer, ele é irmão de Toca e tío de Toquinha.
Acontecia a feira semanal de Vàrzea Alegre – Ceará, quando chegou Valeriano com uma pistola na mão, que estava mais zangado do que cadela guinchada. Corria para um lado e outro da rua Gritando:
- Hoje ele me paga! Hoje ele me paga!
Nicolau Inácio perguntou:
- O que foi que houve Valeriano? Porque você está tão afobado?
- Foi pruque Leó mandou eu roçar um agudão lá no Riacho do Mei e dixe qui vinha pagar aqui na feira e quando acabar num vei.
- Tenha calma que ele vem, ainda tá cedo, lá para o meio dia ele aparece.
- Aparece não qui ele é veaco, mais eu vou agora mermo matar ele lá no Riacho do Mei.
Dizendo aquilo ele partiu. Quando passava nos Patos Borgim perguntou:
- Pra donde vai nessa pressa Valero?
- Eu vou ali no Riacho do mei prumode matar Leó.
- Mais ome deixe pra dispois, qui amenhã Leó tem qui vim pra missa.
- Apois diga o Pade Otavo qui faça a missa de amenhã na intenção da alma de Leó.
Depois de três horas que aconteceu tudo aquilo, chegou Wilson, filho caçula de Leó, procurando saber se alguém tinha visto Valeriano.
- Algué viu Valeriano por aqui?
Zé de Jovino respondeu:
-  Ele teve aqui de manhã e tava muito agitado. Mas pergunte ali a Nicolau que ele conversou com Valeriano.
Wilson dirigiu-se a Nicolau e perguntou:
- Nicolau. Você viu Valeriano? Eu tenho um dinheiro que pai mandou para entregar a ele, mas não estou encontrando.
Nicolau sem nem pensar em preocupar o garoto respondeu do jeito dele:
- Wilson. Uma hora dessa ele deve tá em cima da serra tentando fugir para Granjeiro, porque ele saiu daqui muito cedo para matar teu pai.
- E ele tava armado?

- Tava! Ele tava com aquela pistola que Zé Bilé deu a ele no natal. 

2 comentários:

  1. A pistola de Valçeriano era de plástico.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mundim do Vale.

    Estou no Sanharol, recebi e vi o DVD que você me enviou. Muito bom vero velho amigo de saudosa memoria Pedro Piau resgatando os reizados, os maneiros pau, as debulhas de feijão, os adjuntos de apanha de arroz, tudo de uma vez só.

    Quanto a Valeriano, posso lhe garantir que a melhor historia que conheci dele é com o Manuel de Pedro do Sapo, porem, carece que tenhamos atenção com a censura, não é qualquer noventa anos que se permite contar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir