Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale

DÉCIMA DO FUMO
                                                           
Joaquim Piau

MOTE

Verde foi meu nascimento                                      
De luto então me cobri
Para dar gosto ao mundo
Em chamas de fogo me ardi


Eu era um grãozinho pequeno                                     
Semelhante ao mucuim                                         
A minha cor era assim                                               
Vermelho quase moreno                                               
Fui criado em bom terreno                                        
Mas tangido pelo vento                                                
Fui fazer meu aposento                                                  
Em terreno pedregoso
Por ser um tempo chuvoso
Verde foi meu nascimento.

Logo em minha tenra idade
Me arrancaram cruelmente
Para mudar novamente
Para outra localidade
Para minha infelicidade
Chegando lá conheci
O terreno onde eu vivi
Junto aos meus queridos pais
Vendo seus restos mortais
De luto então me cobri.

Mas antes de me enlutar
Primeiro fui desfolhado
Depois fui depositado
Exposto ao sol pra murchar
Lá então, nesse lugar
Sofri um pesar profundo
Via passar um corcundo
Contente cantarolando
Eu ali triste pensando
Para dar gosto ao mundo.

Santo Jó também sofreu
Tormento, pesar e dores
Más depois destes clamores                                                                
Descansou quando morreu
Não foi assim como eu
Que até depois que morri
Grande tormento sofrí
Fui torcido e machucado
Depois fui esdmigalhado
Em chamas de fogo ardí.

Um comentário: