Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de julho de 2023

113 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


José Alves Feitosa - Dudau.

Quando instituíram e implantaram  as câmeras de vereadores no Brasil, e, chegou ao conhecimento do Coronel Antônio Correia, com a autoridade de prefeito perguntou a Dudau. - Para que serve a "Caimbra de verador"?  Dudau, respondeu: - para ajudar ao prefeito a administrar a cidade. 

O Coronel completou: ora mas tá, se eu preciso que alguém me digo o que devo fazer? Então, nomeou um agricultor do São Caetano, amigo seu e compadre como presidente. Ao ser avisado da nomeação, o homem, na sua singeleza e humildade, disse: compadre, eu não sei falar, eu só sei aboiar. Como posso ser presidente da "cambra", uma coisa dessas pode dar certo?

Tinha que dar. O Coronel era engenhoso, astucioso, mandava prender um adversário, e, no dia seguinte recomendava a esposa visitar a mulher do preso: Comadre, o que seu marido fez para ser preso? Não sei  dona Maria Vitoria!  Isso é uma injustiça, vou pedir a Antônio para mandar soltar o seu marido. 

No outro dia o preso estava em liberdade.




5 comentários:

  1. Tudo mudou, menos as câmaras e os vereadores. Hoje, piores são, naqueles tempos eram analfabetos, mas honestos e muito sérios, hoje a ladroagem é o único simbolo da representabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este sim era engenhoso. Os de hoje, são ardilosos

      Excluir
  2. No inicio a função de vereador não era remunerada. Era uma espécie de titulo, uma honraria concedida as pessoas que se destacavam na comunidade pelos serviços que prestavam.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias atuais, especialmente no Crato, o prefeito reúne os edis, em sua casa, no seu gabinete, e depois da negociata passa a ter a totalidade dos vereadores como sócios na administração. Assim é no nível estadual e no federal.

    ResponderExcluir