Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

009 - Varzea-Alegre, politica antiga - Por Antonio Morais

Pedro Alves Bezerra - Pedro André do Sanharol.

Entre os componentes que formavam o grupo de oposição aos Correias,em Várzea-Alegre, estavam as famílias Primo, Costa, Otoni de Carvalho, Pimpim e outras. Filiados da UDN - União Democrática Nacional, liderada no Ceara pelos Távora.

Pedro Alves Bezerra, Pedro André do Sanharol, meu avô paterno votava com eles. 

Num pleito  municipal no final de década de 40 do seculo passado, Pedro André saiu de casa, foi a seção eleitoral, votou e ao sair foi procurado por Raimundo Otoni. Um candidato a vereador do partido havia desistido da candidatura e, Raimundo Oton pediu para Pedro André se registrar candidato no vaga aberta. Naqueles velhos tempos, no caso de  desistência o partido podia  apresentar outro nome  no decorrer da eleição. Pedro André para atender aos amigos,  fez o registro e, mesmo sem contar com seu próprio voto, saiu pedindo um voto aqui, outro ali, e no final da eleição e da contagem dos votos estava eleito vereador.

Coisas da Várzea-Alegre. Madrinha Zefa, esposa de Pedro André e amiga da família Correia não gostou nem um pouco da atitude do marido. Toda vez que Pedro André saia para as reuniões da camara ela dizia: Já vai né? 

Ele já sabia que naquele dia não tinha almoço, janta nem xodó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário