Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 30 de julho de 2023

117 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O Brasileiro hoje é o povo mais endividado do mundo, levantando o que as famílias brasileiras devem chegamos ao alarmante índice de metade do que produzimos.
A divida que antes era externa, em doze  anos, o governo  transformou em interna. A oferta de credito é geral, os bancos oficiais se transformaram na casa da mãe Joana.
Pra se levantar dinheiro não é necessário apresentar um projeto de viabilidade, basta chegar ao banco com um boné com o simbolo do governo.
Povo endividado não compra, se não compra o comercio não vende, se não vende a industria não fabrica e vem o desemprego, e, a resultante é  "endividado desempregado". É o fim.

Assim é que Zaqueu Guedes, produtor rural de nossa terra, sabendo  dessas facilidades foi ao BNB de Lavras da Mangabeira propor um empréstimo.
Zaqueu tem fama de levar vantagem em tudo, de ser esperto, inteligente e sagaz. Se aproximou da mesa do gerente como quem toma chegada para matar passarinho, e sem delonga, falou : "Eu desejo fazer um empresto"!

O Gerente, com sua diplomacia habitual informou: Amigo, a única linha de crédito disponível que temos, no momento, é para o financiamento de gaiolas.

Zaqueu sapecou em cima da bucha: Oh meu amigo, deu mesmo certo, eu deixei, lá em casa, cinco cabeças vermelhos num alçapão.

A gaiola em referência era do tipo para criação de peixes. Desta feita, Zaqueu  se avexou e entrou água no negócio.



7 comentários:

  1. Zaqueu sempre muito prevenido, desta feita, se antecipou e botou a caçada no mato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkZaqueu dançou....

      Excluir
  2. Vejam bem. Banco do Brasil S/A inaugurado há poucos dias em Várzea-Alegre. Zaqueu Guedes se aproxima do gerente Raimundo Norões e fala : Eu quero fazer um "empresto". O gerente pergunta : Quanto o senhor deseja! Zaqueu emendou - Quanto é que o senhor tem aí!

    ResponderExcluir
  3. Tive a honra de dar uma carona ao Zaqueu Guedes. Papo animado, lero engraçado, na entrada da cidade um pessoal da policia militar mandou parar o carro no acostamento. Um policial se aproximou e disse : Se tiver autoridade religiosa, civil ou militar se identifique.

    Zaqueu lascou : Tem eu, fui candidato a vereador, os "fela da puta" dos eleitores comeram as minhas enxadas e votaram noutro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkllll amigo, fale nais de Zaqueu.......

      Excluir