Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de setembro de 2013

José Raimundo de Morais, José André do Sanharol - Por Antonio Morais


José André do Sanharol era um fervoroso católico. Devoto sem igual de São Raimundo Nonato. Embora, esses mandamentos seguidos não impedissem de, as vezes, ser muito firme com os padres.

Certa feita o Padre Otávio o procurou  para propor um negocio deverasmente desvantajoso para ele, mas, mesmo sabendo dos prejuizos atendeu ao padre.

Propôs o padre trocar  uma lista com uma quantidade de quartas de arros doadas ao santo, na ribeira do machado  pelo arroz  qque ele tinha no paiol..

Como o negocio era em nome de São Raimundo ele entregou o arroz e saiu com a lista juntando, arroz de qualidade ruim, cabeça de couro,  meia caixa etc.

Outra vez, compareceu a um leilão na Praça dos Motoristas, naqueles velhos tempos,  a maior renda da festa era proveniente dos leilões. José André viu quando  uns senhores do sitio Varas  chegaram ao local  e entregam  um preá vivo, e,  afirmaram que  iam arrematar para levá-lo de volta pro seu habitat.

Quando o pregoeiro levantou o preá, José André disse, "tanto para o animalzinho não voltar para as Varas",  no que  os pessoal cobriu dizendo que  iam leva-lo de volta. 

José André fez nova oferta afirmando que o preá  ia para o Sanharol. Nessa brincadeira, vai não vai, quando o preá estava pelo preço de um boi, José André se calou e, os "varenses" arremataram.  

Só nessa astuciosa criação de José André o leilão teve mais da metade do  rendimento. José André ainda arrematou uma lata de chourisco por vinte vezes o valor.

No outro dia o padre comentou que  José André só fez zoada.

Ele contava estas historias com um misto de arrependimento tanto pelo prejuízo como pela falta de reconhecimento do padre, mas dizia sempre ao fim: São Raimundo merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário