Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O abraço do mestre Zé - Por Iris Cláucia Rolim Costa.


Dia 20 de Julho é o Dia do Amigo e, também, o  Dia Internacional da Amizade.Em um momento especial fui abordada com a seguinte pergunta: Para você, quem transmitiu, com mais perfeição, o gesto de abraçar um amigo e que mais ficou em sua memória?

Engraçado que, sem pensar muito, respondi: 

Conheci na minha infância um senhor, da minha família, o Sr Zé André, lá do Sanharol, em Várzea Alegre, que deixou um gesto de abraçar em minha memória. Quando chegávamos em sua residência sentíamos a forma mais profunda de se abraçar um amigo. Era um abraço que a gente sentia o coração bater, com uma voz firme, alta, vibrante, honesta. Um abraço não somente físico, um abraço como se quisesse chegar além do nosso corpo, chegar também aos vizinhos daquele recanto. Talvez quisesse abraçar mais longe, o mundo imaginário que a sua felicidade  permitia. Foi um mestre em alegria, em família, em fé , em sabedoria de saber viver alegre, em dias felizes ou não. Não morre quem deixa exemplos e este ele nos deixou.

Um abraço para todos os familiares que são ricos na memória deste grande homem,  porque o passado bonito e inesquecível com ele valeu tudo.

Carinhosamente,

Iris Gláucia Rolim Costa.

3 comentários:

  1. Além de filho eu era fã do meu pai. Além de pai ele era meu amigo. Quando nos encontrávamos ele me segurava pelo braço como quem não aceitasse que eu fosse, que eu saísse, que eu o deixasse.

    Eu curtir meu pai o máximo que pude. Nada que fosse possível deixou de ser feito. Não carrego esse remorso. Vivemos o nosso tempo plenamente.

    Obrigado Deus.

    ResponderExcluir
  2. E verdade; o conheci muito bem,era o padrinho de Rosa minha irma,e sempre chegava em minha casa com sua alegria e suas prosas,dizendo que a Rosana era a mais bonita de suas afilhadas.

    ResponderExcluir
  3. E verdade; o conheci muito bem,era o padrinho de Rosa minha irma,e sempre chegava em minha casa com sua alegria e suas prosas,dizendo que a Rosana era a mais bonita de suas afilhadas.

    ResponderExcluir