Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Conversando sobre Política - Com Olímpio Arraes


Com quantos votos se elege um Deputado ?



"O sonho de ter deputado e a realidade do PPS no Ceará como um todo, estão cada vez mais distintos. O PPS é um partido fragilizado no nosso estado. Para vocês terem uma ideia, nas eleições de 2010 (para deputado estadual) o partido apresentou 10 (dez) candidatos, e o total de votos obtidos pelo PPS cearense foi de 13.180 (8.631 votos nominais + 4.549 votos de legenda). O candidato mais votado do PPS obteve 4.582 votos, e na coligação onde estava, o deputado eleito com o menor número de votos foi Leonardo Franklin do Partido Republicano (PR) com 30.521 votos.

No Crato a situação não é diferente, na eleição passada o PPS apresentou 3 candidatos a vereador e atingiu o total de 109 votos (92 votos nominais + 17 votos de legenda) mesmo com o seu principal expoente, Raimundo Filho, sendo candidato a vice prefeito.

Essa afirmação: “O PPS trabalha hoje com a possibilidade de eleger 4 deputados estaduais e 1 federal. Para a Assembleia Legislativa, a expectativa do partido é eleger representantes com cerca de 20.000 votos, o que torna a chapa do partido uma das mais competitivas do estado” é completamente sem fundamento. 

O Deputado eleito com menos votos (sorte grande) em 2010 foi do PTdoB numa coligação de 3 partidos que apresentaram 75 candidatos e apenas dois (um do PTN e outro do PTdoB) se elegeram, tendo o segundo mais votado 21.999 votos, ou seja, eleger com 20 mil votos não existe.
O quociente Eleitoral em 2010 foi 94.667 esta foi a quantidade de votos que um partido ou coligação precisou atingir para eleger 1 (um) candidato. Em 2014 esse quociente será ainda maior, apenas um pouco maior é verdade, devido ao aumento de duas vagas na assembleia estadual, mas calculo que ficará em torno de 95 mil votos.

Desse modo, com 95 mil votos para eleger um candidato, se considerarmos a votação do PPS em 2010 (todos os 10 candidatos e mais os votos de legenda) 13.180 votos, o nosso amigo Raimundo Filho poderia ter 100% dos votos do Crato (80 mil votos) e nem assim seria eleito pelo PPS porque não ia atingir o Quociente Eleitoral.

O quociente Eleitoral para eleger UM em 2014 será 95 mil votos (ou mais), então é matemática pura e simples, é quase uma progressão, 95 elege um, 180 dois, 260 (ou mais) três e mais de 360 mil votos para eleger 4, simples assim. E convenhamos, para se atingir 360 mil votos, haja voto meu amigo. A não ser que uma coisa atípica (um Ciro Gomes com 600 mil votos, um Enéas, um Tiririca com mais de um milhão de votos) arraste um bom número de parceiros de partido com votação inexpressiva, o NORMAL é uma votação sem surpresas. Em 2010 dos 437 candidatos a Dep Estadual no Ceará, apenas 2, isto mesmo, DOIS deles (Camilo Santana e Mauro Filho) obtiveram mais de 100 mil votos. Apenas 19 obtiveram acima de 50 mil votos, ou seja, juntar em um partido, candidatos com potencial de voto que superem os 360 mil é difícil e tendo estas pessoas (como 80% dos candidatos são) um potencial de 20 a 30 mil votos é impossível. Eleger-se deputado com 20 mil votos no Ceará (onde realizo meus estudos nessa área) é muito, mas muito difícil, improvável mesmo. 

Por: Olímpio Arraes
Via www.blogdocrato.com


Um comentário:

  1. Para se eleger deputado é necessário ter uma estrutura politico de realizações e liderança forte, um suporte financeiro razoável. Em 1986 Dr. Humberto tirou aproximadamente 70% dos votos validos e transferiu mesma porcentagem para o candidato a governador Tasso Jereissati, de lá para cá, não vi mais liderança alguma consegui tal feito.

    ResponderExcluir