Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

213 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.




Foto do Dr. José Luciano  de Brito Gonçalves com o neto Benjamin. Quarta e sexta geração do José Raimundo do Sanharol.

Gabriel de Morais Rego primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo do Sanharol e Antônia de Morais Rego.

O segundo enlace Sanharol/Malhada foi Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. Desse casamento nasceu Eufrásia de Morais Brito, e, daí por diante uma geração de nobres e notáveis cidadãos e cidadãs. São tantos e tantas, que enobrecem a genealogia familiar.

Da única filha deste casamento, Eufrásia casada com Macário Vieira de Brito descende uma família de médicos devotados. Antônio Macário de Brito, filho do casal, abriu as portas da família para o campo da medicina.



Dr. Humberto Macário de Brito, quarta geração  do José Raimundo do Sanharol.

Notabilizou-se, pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém, valente como o velho Gabriel se preciso fosse.

Como médico salvou vidas, como homem publico deu exemplos de grandeza, nunca foi subserviente. Na politica foi  Prefeito, Deputado e Secretario Estadual da Saúde.

Homem independente, levado pelas coisas simples e pela admiração e respeito aos amigos. Isto basta, é parte da grande herança que nos deixaram Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito.
.


8 comentários:

  1. Boa noite, me chamo Eni. Tenho sobrenome Macario. Meu avo era Antonio Rodrigues Macario, meu pai Jose Rodrigues Macario Sobrinho, e a família tem nomes repetidos, como Manoel, Joao, Antonio, Jose, todos Rodrigues macario. Busco meus antepassados, de onde vieram. Esta família, ate onde tenho informação e do Rio de Janeiro. Meu bisavô era Jose Rodrigues Macario. Por acaso esta família que você esta citando acima, pode ser ou e parente desses no Rio de Janeiro? Você tem alguma informacao para me passar? Fico-lhe muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com certeza. Estes do Ceará são Macário de Brito.

      Excluir
  2. Família de médicos.

    Antônio Macário de Brito.

    Herom Macário de Brito.

    Humberto Macário de Brito.

    José Luciano de Brito Gonçalves.

    José Márcio Brito

    Macário José Bezerra de Brito.

    Marcelo Pierre de Brito Monteiro.

    Fábia Brito.

    Bernardo Brito.

    Saulo Brito.

    Davi Carneiro de Brito.

    Iolanda Gifone Brito.

    Raisa Brito.

    Carmem Brito.

    Lídia Bezerra Brito.

    ResponderExcluir
  3. Com a passagem do tempo, se confirma a denominação de família de médicos. No último levantamento feito com Dr. Luciano Brito já passam dos 35 o numero de profissionais de medicina na família..

    ResponderExcluir
  4. Gabriel de Morais Rego se casou mais duas vezes com duas filhas de Vitorino Vilar. Nasceram vários filhos que se dividiram entre as cidades do Crato, Campos Sales e Arneiros. José, Vicente, Vitorino, Madalena, Raimunda e Ana. Gabriel de Morais Rego faleceu em 1919 e está sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho a informacao que o Ildefonso Correia Lima Primo, pai da prof. Eliza Gomes Correia, era filho de Vicente Bile. Este Vicente era filho do Gabriel de Morais Rego?

    ResponderExcluir
  6. Era não. É outro ramo da arvore de Papai Raimundo.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço essa família Nair da minha época linda família e profissionalismos

    ResponderExcluir