Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Marcha de prefeitos pressiona Dilma - Por Gabriel Garcia.

Todo ano é a mesma coisa. Uma tropa de prefeitos vai a Brasília para a Marcha dos Prefeitos, em sua 17ª edição. Este ano, o clima é de hostilidade – mais do que nos anos anteriores.

Por quê? Primeiro, porque aumentou a insatisfação dos prefeitos com a falta de recursos.

Eles dizem que não dá para confiar nas promessas da presidente Dilma Rousseff. E querem aumentar em 2% os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa fatia significativa do orçamento da maioria das prefeituras.

Há insatisfação ainda com os cortes em emendas parlamentares – importante fonte de recurso que é enviado por deputados e senadores aos municípios.

Pesa ainda contra Dilma sua queda nas pesquisas de intenção de votos. Os prefeitos trabalham diretamente junto ao eleitorado. Por causa dessa proximidade, são eles que pedem voto.

Com sua popularidade se "esfarelando", segundo deputados da base, Dilma precisa - e muito - do apoio dos prefeitos dos partidos aliados.

Ciente dessa dificuldade, Dilma foi convidada para a solenidade de abertura da Marcha dos Prefeitos, realizada hoje no Centro Internacional de Convenções de Brasília, onde estavam presentes 4 mil prefeitos.

Ela não compareceu, e muito menos o ministro Ricardo Berzoni, que a representaria no evento. Evitaram as vaias dos últimos anos.

Quem as recebeu foi o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Gilmar Dominici, muito vaiado hoje. A edição da marcha, este ano, vai até quinta-feira (15).

Mesmo assim, o ex-ministro do Turismo, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), disse que Dilma está tranquila. "Ela foi inaugurar obras do São Francisco e tem uma extensa agenda pela frente, onde terá bastante visibilidade", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário