Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Na politica nada se cria, tudo se copia - Por Antônio Morais

Agora como dantes nada se cria, tudo se copia. Sou um varzealegrense  radicado ao Crato há quase "cinquentanos". O único vínculo que nunca perdi com o município é o "domicilio eleitoral". Nunca mudei. Como eleitor desde 1972, quando votei pela primeira vez, procuro conhecer a história da "verve politica local", tão suja como em qualquer outra parte da nação.

Antônio Correia Lima, coronel da guarda nacional, cuja família mandou desde a formação do município em 1870 até a década de 60 do século passado perguntou a Dudau quando foi criada a instituição "Câmara municipal": Para que serve a "Caimbra", assim mesmo, "Caimbra".

Dada por Dudau a função do Verador, assim é que o coronel chamava,"verador", escolheu-se para presidente um seu compadre do distrito de Naraniú.

O escolhido declarou-se inapto: compadre eu não sei falar, eu só sei aboiar. Muito bem, dantes como agora, por trás do aboio, estava a confiança que o coronel depositava no presidente, a certeza da obediência.

No  quadro atual, corre um zum zum zum,que nem um vereador com mandato na casa pode se manifestar, se seu pensamento não for igual a aqueles, que como Antônio Correia Lima nomearam o presidente da atual "Caimbra".

O fato é que houve avanço na civilidade democrática. Hoje desliga-se o microfone, corta-se a palavra e por aí para. No tempo do coronel  Antônio Correia quem ousasse contrariar entrava no cipó.

Um comentário:

  1. Quem te viu quem te ver. O que aconteceu com aquele município progressista cheio de projetos e obras que hoje não tem recursos nem para pagar a folha de pessoal?

    ResponderExcluir