Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Paidéguas e paiséguas - Por Osvaldo Alves de Sousa.


Meu pai, Jorge Lucas de Sousa, foi um cidadão probo, honrado e trabalhador. Com o suor diário de seu rosto de modesto marceneiro, educou todos os sete filhos, formando a maioria deles.

Foi bondoso e compreensivo, sem deixar de ser rígido na observação de suas ordens,  que eram cumpridas a risca, por todos nós.  O horário de chegada  a casa, a noite, era nove horas. Invariavelmente. Pois bem, certo dia resolvi ultrapassar os limites estabelecidos. Cheguei às dez. Com muita cautela, de mansinho, pude chegar a minha rede, de onde ouvi, minutos depois, a voz do meu pai: Sinhá, nome de minha santa mãe e suprema educadora, Osvaldo já chegou?  Já, respondeu com a doçura de mãe e a grandeza de protetora. 

A experiência do meu pai, entretanto, falou mais alto. O toque da bengala no chão rompia o silencia da noite e fez-me tremer de medo dentro  da rede. Ao aproximar-se, curvou-se de modo a alcançar com as mãos os meus sapatos, e sentenciou: " Chegou agora. Os sapatos estão quentes.

Os apelos de Dona Sinhá, coração de mãe e amor de santa, evitou que naquela noite eu fosse dormir com o couro quente, como os meus calçados.

Nove horas, hoje, é o momento de o jovem sair de casa, para voltar só Deus sabe o dia.

Foi época dos paidéguas. Tempo, agora, dos pais éguas, que somos nós, da geração moderna.

4 comentários:

  1. Foi época dos paidéguas. Tempo, agora, dos pais éguas, que somos nós, da geração moderna.

    ResponderExcluir
  2. O tempo mudou...hoje se conversa mais com os filhos....troca-se idéias, com os filhos. Tudo mudou e o que não poderia mudar nunca, e o respeito aos pais...hoje não se tem mais essa atitude.

    ResponderExcluir
  3. Faleceu ontem, 19 de Outubro de 2022, em Crato, o grande jornalista e escritor Osvaldo Alves de Sousa. Nossos sinceros sentimentos de pesar a toda família e amigos.

    ResponderExcluir
  4. Osvaldo Alves era um intelectual de mão cheia. Na sua mão a caneta deslizava no papel com a mesma facilidade que o vento flabelava o talhe da palmeira. A cultura, memória e história do Crato devem muito a ele. Estamos todos de luto por seu falecimento.

    ResponderExcluir