Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dilma impõe ao PT uma dura dieta de pouca grana - Por Ricardo Noblat


O PT tem razões de sobra para não gostar da presidente Dilma Rousseff. Ela não é petista de berço, por exemplo. Filiou-se ao partido relativamente há pouco tempo.

Não prestigia os líderes do partido. Os queridinhos recentes dela são Cid Gomes, do PROS, ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, e Gilberto Kassab, do PSD, ex-prefeito de São Paulo e atual ministro de Cidades.

Mas o que tira o PT do sério em se tratando de Dilma é a distribuição de verbas para cada partido administrar. Explico.

Fora os ministérios técnicos, os demais contam com grana que os ministros têm o poder de decidir sua aplicação, com compras e investimentos.

Pois bem: um estudo da Fundação Getúlio Vargas, ao qual teve acesso o jornal O Estado de S. Paulo, mostra que os ministros do PT nunca tiveram tão pouco dinheiro sob seu controle.

Em 2004, antes do escândalo do mensalão, no segundo ano do primeiro governo de Lula, o PT administrava 53% desse tipo de dinheiro contra 25% administrados pelos demais partidos aliados.

Com o mensalão, desesperado pela ajuda dos demais partidos para não cair, Lula inverteu o placar. Deu mais dinheiro para os partidos aliados gastarem – 53% do Orçamento. O PT ficou com 30%.

No primeiro mandato de Dilma, o PT controlou 45% do dinheiro para livre aplicação contra 35% destinados aos partidos aliados.

Neste segundo mandato, sua fatia minguou para 21%. E a dos aliados saltou para 64%.

Menos dinheiro significa menos poder. Para os políticos isso costuma ser mortal.

Um comentário:

  1. De onde se tira e não se bota um dia acaba. O PT acaba de impor ao pais o Bolsa vazia.

    ResponderExcluir