Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de junho de 2016

O lado pouco conhecido da família Lula da Silva: mulher e filhos do "Cara" têm cidadania italiana (por Armando Lopes Rafael)


   Quando a notícia foi divulgada, creio que em 2005, eu me surpreendi. Negó seguin: a então primeira-dama brasileira, ou seja, a esposa do então Presidente da República Federativa do Brasil, dona Marisa Letícia Lula da Silva, solicitou e obteve a cidadania italiana, concessão que foi estendida aos filhos do casal. Dona Marisa descende de italianos e, como tal, amparada em lei daquela nação da Europa, alegou que ela e os filhos pertenciam ao grupo dos “oriundi”. Não deu outra.
 
  Gente fina é outra coisa! Todos os membros da família Lula da Silva são também italianos! A única exceção é o chefe – o “presidente-operário”, “O Cara”, o “Filho do Brasil”, nascido no oco do mundo, num sítio em Caetés, à época distrito de Garanhuns (PE).   É bom que se diga que não há em relação à dupla cidadania da famiglia nenhuma ilegalidade.
     O resto fica por conta das especulações quando surgiram as notícias sobre o rápido aumento de patrimônio do filho “Lulinha”, (O “Ronaldinho fenômeno” no ramo dos negócios, segundo a expressão do orgulhoso papai) e das denúncias das propinas do “mensalão”, do “petrolão”, do sítio de Atibaia e do tríplex de Guarujá. Mas, questionada – lá em 2005 – a própria Da. Marisa Letícia declarou: “É só uma oportunidade, no caso de se precisar” ficou no ar a dúvida se em caso de precisão todos os Lula da Silva, à exceção do chefe, poderiam fugir para o velho continente.
        Ontem a coisa ficou mais clara ainda. Segundo as agências de notícias, o ministro do STF Teori Zavascki, determinou que a maior parte das investigações envolvendo o ex-presidente Lula, que estavam no Supremo –16 procedimentos– seja devolvida para ser comandada pelo juiz Sergio Moro, diretamente de Curitiba. Lula não tem mais “foro privilegiado”, pois a nomeação feita por Dilma para ele comandar a Casa Civil e as articulações políticas da presidente-afastada deu com os burros n’água.
      E por fim, outra notícia: Lula contratou mais um advogado para tirá-lo da prisão. Segundo noticia divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”–o conhecido “Estadão”, trata-se de José Roberto Batocchio, que já é defensor de Guido Mantega e de Antônio Palocci. Tutti gente buona! Lula e seus filhos italianos se juntam ao Italiano e ao Pós-Italiano.

Um comentário:

  1. De há muito tempo a família prepara o terreno. Sem ambiente para viver em paz no Brasil, pelo mal que fez ao povo, a nova pátria a espera. Família nada virtuosa, nada nobre, merecedora do desprezo que lhe está sendo dado, quem colhe, somente colhe o que planta. Colheita farta de tudo que não presta, pilantragens e distorções.

    Os risos da foto lembram aquele velho ditado : Rir melhor quem rir por ultimo. Pra frente é que as malas batem.

    ResponderExcluir