Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Boa notícia: Para Dilma, governo Temer quer implementar o parlamentarismo (postado por Armando Rafael)

Fonte: Estadão
A presidente afastada Dilma Rousseff disse na tarde desta segunda-feira, 18, que o governo interino de Michel Temer pretende implementar o parlamentarismo no País.
 "Por trás desse golpe, tem uma ambição muito forte pelo parlamentarismo. No Brasil, todas as transformações ocorreram pelo voto majoritário para presidente. No voto proporcional, há uma imensa quantidade de filtros, oligarquias regionais, filtros de segmentos que fazem com que, na maioria das vezes, o Parlamento no Brasil seja mais conservador que o Executivo", afirmou Dilma durante encontro na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

"É visível quando dizem que o golpe pode ser feito por discordâncias políticas. Ora, nós vivemos no regime presidencialista, o chefe de Estado e de governo é um só. A força advém dos 54 milhões de votos obtidos. No caso do primeiro-ministro, pode receber voto de desconfiança, mas pode dissolver o Parlamento e convocar eleições gerais. Eles querem o parlamentarismo", acrescentou. 

Comentário do postador:
A democracia presidencialista nos moldes que vigorou no Brasil – desde o golpe que impôs a forma de governo republicana – sempre se manteve com os votos dos ignorantes e dos moradores nos grotões da miséria e do atraso. Foi esse voto que serviu para eleger pessoas despreparadas, como aconteceu nos últimos 13 anos. Que venha o Parlamentarismo, mesmo na forma republicana (que é inferior ao parlamentarismo monárquico). 

Eu, pessoalmente, creio que a melhor forma de governo seria a monarquia constitucional e o melhor sistema o parlamentarista. O Imperador teria mais poderes que os atuais monarcas europeus. Quem governaria o dia-a-dia, principalmente relativo aos assuntos burocráticos como educação, saúde, segurança, seria o Primeiro Ministro com o conselho de ministros. Já a questões que não admitem interferência política, como as Forças Armadas, relações exteriores e temas internos de grande relevância estariam nas mãos do imperador.

O voto seria direto e distrital, com cidades e províncias (e não estados, termo copiado dos americanos) divididos em distritos eleitorais, onde o candidato com maior número de votos seria eleito representante. Seria facílimo acompanharmos a atuação dos nossos deputados eleitos pelos dois (ou três distritos) do Cariri. Seriam pessoas da própria região, que conhecem melhor nossos problemas. Nada dessa enorme farsa de coeficiente eleitoral e voto proporcional, que elege quem tem dinheiro, ou que vem de outras regiões comprar votos nos bolsões da miséria e do atraso.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Eu também entendo que a monarquia poria ordem na desordem brasileira. Porém, enquanto não a obrigação é impedir que o PT continue com a sua exclusividade no trabalho de acabar com o país. Lula, o Pajé na cadeia para que os outros bandidos temam a lei.

    ResponderExcluir