Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de julho de 2016

Convite para camarote de ex-presidentes na abertura da Olimpíada constrange Dilma - POR LUCIANO HENRIQUE.


Dilma até fez seu cirquinho tradicional – dado que é a presidente, seja em exércicio ou sob afastamento, que mais baixaria deu -, mas não conseguiu enrolar o COI, como diz o Globo:

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não expediu os convites, mas já decidiu que, além da presidente afastada, Dilma Rousseff, e do interino, Michel Temer, convidará os quatro ex-presidentes do país para a cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, no Maracanã: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney.

A logística ainda está sendo montada, mas Temer terá uma tribuna exclusiva, de onde abrirá os Jogos, ao lado do presidente do COI, Thomas Bach. Já Dilma deverá ficar no mesmo camarote dos ex-presidentes. O Comitê Organizador Rio 2016 procura minimizar os danos, mas esbarra na excepcionalidade da situação.

— Dilma deverá ficar junto com os ex-presidentes, embora estejamos plenamente conscientes de que ela não é, tecnicamente, ex-presidente. Estamos buscando o ponto de constrangimento zero, mas não é muito simples. A situação é confusa. Temos que ter muito bom senso e elegância — ponderou Mario Andrada, porta-voz do Comitê Organizador Rio 2016.

Para evitar saia justa com Temer, o COI fez consultas sobre como deveria tratar a ida de Dilma à abertura dos Jogos Olímpicos. Interlocutores do peemedebista foram questionados informalmente se haveria alguma veto à ida de Dilma ao evento.

Temer mandou avisar que não vetaria a presença dela, mas que também não queria esbarrar com a petista durante a celebração, para evitar qualquer situação constrangedora. A solução foi encontrada durante esta semana. Temer ficará na tribuna presidencial, no andar de cima do Maracanã, enquanto Dilma estará ao lado dos ex-presidentes da República no andar de baixo, em um espaço que não tem comunicação com o lounge por onde circulará seu rival.

Com esta precaução, ao menos a foto de Temer ao lado de Dilma vai ser evitada. A possibilidade de um constrangimento diminui assim — afirmou um dos emissários que participou da organização.

Um comentário: