Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de julho de 2016

LULA EM CAMPANHA - Reinaldo Azevedo.

Ele não mudou! A mentira continua a ser a sua arma prediletaEm comício em Juazeiro (BA), afirmou que Temer quer privatizar porque não sabe governar.

Luiz Inácio Lula da Silva está agindo do modo como agiu em toda a sua vida política: mentindo. E, se querem saber, pouco importava se estava dentro ou fora do governo. Na oposição, mentira de forma contumaz, atribuindo ao governo de turno intenções que este não tinha ou lhe atribuindo responsabilidades que não eram suas. No poder, mentiu de forma determinada, superestimando os próprios feitos e minimizando a obra alheia.

Desde que se lançou na política, está em campanha eleitoral. E não desceu do palanque nem mesmo nos oito anos em que foi governo. É, por exemplo, o autor da tese da suposta “herança maldita” que teria sido deixada por FHC — um crime que ele cometeu contra os fatos e contra o futuro. Porque foi no combate à tal herança que decidiu criar o seu próprio modelo de desenvolvimento, que resultou nisso que vemos aí: a maior crise econômica da nossa história. Com sorte, o país voltará a exibir só em 2019 os índices de 2014.

Lula está em turnê pelo Nordeste. Nesta segunda, em Juazeiro, no Norte da Bahia, afirmou sobre o governo Temer:
“Eles estão tentando criar condições para Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica serem vendidos. Eles não sabem governar e precisam vender o patrimônio público. Mas eles podem saber o seguinte: eu sei [governar]”.

Ora, claro que sabe! O seu partido levou a Petrobras à bancarrota. O seu partido levou a Petrobras a ser a empresa mais endividada do mundo; o seu partido levou a Petrobras a ser o centro de operação de uma quadrilha. Essa é a especialidade de Lula.

Foi rejeitando o capital privado — ao menos aquele que não paga propina para vagabundos — que o petismo levou a infraestrutura brasileira ao colapso.

Com a ligeireza habitual, própria de quem já está em campanha eleitoral, referiu-se ao impeachment de Dilma:
“Temer é estudado, é letrado, é advogado. Ele sabe que o impeachment não é uma coisa correta da forma como está acontecendo. (…) Só o povo pode tirar Dilma”.

Não! É mentira! O povo pode tirar diretamente um governante elegendo um outro quando chega a hora do pleito. E pode fazê-lo por meio das instituições e dos dois outros Poderes da República: o Legislativo — no caso de crime de responsabilidade (cometido pela presidente) — e o Judiciário, no caso de crime comum.

“Ah, Reinaldo, Lula é tão burro que nem deve conhecer a Constituição!” Errado! Ele é inculto, mas é dos políticos mais inteligentes do Brasil, ainda que seja uma inteligência talhada pelo mal. E não é ignorante a ponto de não saber o que diz a Constituição.

No palanque, falando para cerca de duas mil pessoas, trabalhadores rurais reunidos por movimentos de esquerda, inventou outra tese originalíssima:
“A coisa desandou de 2015 para cá, sobretudo porque elegeram um cidadão como presidente da Câmara que se utilizou do cargo para atrapalhar a Dilma a governar este país. Me parece que agora ele está para ser cassado”.

Pois é… Digam-me uma só medida de Cunha que tenha servido para desestabilizar a economia, para fazer disparar a inflação, para aumentar o déficit, para afundar o país na recessão e no desemprego.
Abusando da tática de sempre, resolveu tentar jogar o Nordeste contra o resto do país:
“A coisa mais importante que fiz no governo foi lembrar a este país que o Nordeste faz parte do Brasil. E lembrar às autoridades que para resolver problema do Nordeste, é preciso incluir a região no Orçamento”.

É mesmo? A região, por acaso, está fora do Orçamento hoje em dia?
Lula aproveitou para ainda fazer troça da Lava-Jato ao receber o título de cidadão juazeirense:
“Vou levar lá para São Bernardo do Campo. Não sei se Polícia Federal vai fazer busca e apreensão e querer levar como prova. Mas acho que um diploma de Juazeiro vai impor respeito lá”.

Nesta terça (12), ele segue espalhando mentiras nas cidades de Carpina e Caruaru, em Pernambuco.

Um comentário: