Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 27 de agosto de 2016

Lula perdeu o controle sobre seu futuro eleitoral - Por Josias de Souza.

Lula prevê que viverá dias turbulentos. Indiciado pela Polícia Federal sob a acusação de receber R$ 2,4 milhões em “vantagens ilícitas” da empreiteira OAS, ele dá de barato que será denunciado pela força-tarefa da Lava Jato. De passagem por Brasília, nesta sexta-feira, disse a um amigo não ter dúvidas de que o juiz Sérgio Moro acatará a denúncia, convertendo-o em réu. Em conversa com o blog, o amigo de Lula resumiu assim o drama que o atormenta: “Ele está deixando de ser dono do seu destino político, a situação foge do seu controle.”

Após reunir-se com Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, Lula conversou com um grupo de senadores petistas no hangar em que tomaria o jatinho de volta para São Paulo. Foram encontrá-lo, Jorge Viana (AC), Humberto Costa (PE), Paulo Rocha (PA) e José Pimentel (CE). Na definição de um dos congressistas, a notícia sobre o indiciamento deixou Lula “baqueado”. Ele estranhou que a divulgação tenha ocorrido às vésperas da deposição de Dilma. Exergou na novidade uma motivação política. Irritou-se com a inclusão de sua mulher, Marisa Letícia, no rol de indiciados.

As críticas de Lula à ação da Polícia Federal ecoaram uma nota divulgada por seus advogados. Nela, os doutores Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira repudiaram as acusações do delegado federal Márcio Adriano Anselmo, responsável pelo inquérito sobre o tríplex do Guarujá. Eles repisaram o argumento segundo o qual o imóvel não pertence a Lula, mas à própria OAS. Anotaram que o relatório do delegado tem “caráter e conotação políticos”. Apelidaram-no de “peça de ficção.”

2 comentários:

  1. A sujeira envolvendo o triplex do Guarujá é tema de outro anexo da delação de Léo Pinheiro: Lula sabia da origem do dinheiro que seria usado na compra da propriedade, intermediada pelo ex-tesoureiro João Vaccari, preso pela Lava Jato.

    "Ficou acertado com Vaccari que esse apartamento seria abatido dos créditos que o PT tinha a receber por conta de propinas em obras da OAS na Petrobras. Perguntei para João Vaccari se o ex-presidente Lula tinha conhecimento do fato, e ele respondeu positivamente", diz trecho da delação reproduzida por Veja.

    ResponderExcluir
  2. Um dos anexos da delação de Léo Pinheiro acaba com a fábula do "sítio do amigo", em Atibaia, segundo Veja:

    "No início de 2014, em janeiro ou fevereiro, fui chamado por Paulo Okamoto para uma reunião no Instituto Lula. Chegando lá, fui encaminhado ao gabinete do ex-presidente, onde foi solicitada abertamente por Lula uma reforma no sítio de sua propriedade em Atibaia. O sítio nunca foi apontado como sendo de terceiros. Pelo contrário, era mencionado como sendo propriedade do próprio Lula."

    ResponderExcluir