Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Que termine o processo do impeachment para o governo fechar a porteira (por Elias Menezes*)

A posse como presidente interino de Michel Temer veio acompanhada de nomes como Henrique Meirelles (Fazenda) e Ilan Goldfajn (Banco Central), além de um discurso compatível com a realidade econômica do País, o de que o ajuste fiscal é condição sine qua non para a retomada do crescimento. 

Tais acertos conferiram a Temer o apoio do mercado e mais confiança na economia. De lá para cá, muito foi proposto e pouco realizado – com exceção da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) –, sob a justificativa de que a interinidade deixava e ainda deixa o presidente em exercício à mercê das barganhas políticas. 

Efetivado o afastamento de Dilma Rousseff, as coisas terão de mudar. Ou Temer endurece sua relação com o Congresso, ou mitigações de propostas econômicas vão barrar o saneamento das contas públicas – como no projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União. Ao ceder a pressões Temer abriu precedente para fazê-lo novamente. Depois do impeachment terá de fechar a porteira, sob o risco de assistir a uma nova onda de pessimismo tomar o País.
(*) Elias Menezes – e-mail: elias.natal@hotmail.com

Um comentário:

  1. Já não era sem tempo. O Brasil pagou muito caro pela irresponsabilidade do PT. Espero que os patronos desta imoralidade sejam punidos e especialmente que os recursos roubados retornem aos cofres públicos.

    ResponderExcluir