Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de setembro de 2016

E Lula ainda se compara a Tiradentes -- por Luiz Pesce de Arruda (*)

Lula vestido como "boia-fria"
O ex-presidente Lula, ao comparar-se impropriamente a Tiradentes, demonstrou não conhecer suficientemente a biografia de Joaquim José da Silva Xavier, como pouco conhece do mínimo currículo do ensino fundamental.

 O Tiradentes, depois de ocupar-se em diversas profissões, ingressou no Regimento de Dragões de Vila Rica. Foi contemporâneo de Joaquim Silvério dos Reis, este alçado ao posto de Coronel de Cavalaria. Um dos motivos que teria levado o delator Silvério a maximizar o papel de Tiradentes na rebelião, considerando tratar-se Xavier de um modesto alferes (posto correspondente ao de segundo-tenente na atualidade), numa conjura que envolvia e comprometia as maiores patentes militares da Capitania na revolta que se concertava, pode ter sido o fato de que Tiradentes combatia vigorosamente o descaminho do ouro pela Estrada Real, o que prejudicava interesses de opulentos negociantes da Capitania, entre os quais o próprio Silvério dos Reis.

 Remover Tiradentes da Estrada Real atenderia, assim, a duplo interesse: a obtenção da simpatia das autoridades da Metrópole e a substituição de um servidor correto e incorruptível, que atrapalhava os negócios escusos que naquela região se praticavam.

(*) Luiz E. Pesce de Arruda
e-mail: luizeduardoarruda@yahoo.com.br
São Paulo

Um comentário:

  1. Ontem, eu fiz uma postagem com uma foto dos ex-presidentes da republica. Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Todos se apresentam concentrado e ouvindo o Lula que gesticulava, apontava e não perdia a oportunidade de se mostrar um imbecil e idiota. O homem vai sofrer muito quando chegar a hora que ninguém lhe dê a minima atenção. Mas, não chegará esta hora porque quando preso estiver terá muitos de sua igualha para continuar a aplaudir sua liderança.

    Quando é que vai aparecer um rei, como o da Espanha para mandar Lula calar a boca como fez com o Hugo Chaves?

    ResponderExcluir