Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

'Le Monde' diz que acusações assumem ares de condenação à morte de Lula e PT - Por Jornal do Brasil

Reportagem publicada nesta quinta-feira (15) pelo jornal francês Le Monde destaca a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de “comandante máximo do esquema de corrupção da Petrobras". 

A reportagem do Le Monde conta que Lula é acusado de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ex-primeira-dama Marisa Letícia e outras seis pessoas também foram citadas por supostos crimes envolvendo o apartamento triplex do edifício Solaris, no Guarujá, e a empreiteira OAS.

O jornal Le Monde analisa que a voz do jovem promotor Deltan Dallagnol, coordenador da operação Lava Jato, sequer tremeu ao pronunciar as acusações contra Lula. Para o jornal francês, as chances do juiz Sérgio Moro acatar a denúncia são altas,  considerando que Moro tem trabalhado em perfeita sintonia com a equipe de Dallagnol. 

O texto do Le Monde ressalta que "poucos dias após a destituição da presidente Dilma Rousseff, as acusações da Procuradoria assumem ares de uma condenação à morte de Lula e do PT", citando hashtags publicados nas redes sociais mencionando Lula como uma "vergonha nacional".

O renomado diário de notícias francês observa que uma grande parte dos brasileiros vê nessas acusações uma conspiração destinada a calar a esquerda no Brasil. Os defensores dessa tese, segundo o Le Monde, se apoiam em uma suposta perseguição ao PT e a Lula em detrimento de outros partidos também envolvidos no escândalo da Petrobrás. 

O noticiário relata que Dallagnol também citou a implicação do PP e do PMDB, do presidente Michel Temer, ex-aliados do PT, no esquema de corrupção da Petrobras. 

Le Monde afirma que Lula ficou "furioso" com a denúncia e pretende lançar um contra-ataque já nesta quinta-feira (15).

Um comentário:

  1. Lula se cerca de bajuladores e desanda a falar besteiras e mentiras. É aplaudido pelos bajuladores, mas, na verdade está tremendo de medo porque as denuncias são graves e o seu discurso teatral, piedoso e chorão perdeu a validade, não sensibiliza mais ninguém. Lula está vencido pelo desastre imoral e imundo que se transformou.

    ResponderExcluir