Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pedro Tenente - Por Antônio Morais


Postagem dedicada ao historiador, poeta e memorialista Mundim do Vale - Foto.

AO LEITOR DE VÁRZEA-ALEGRE:

"Trecho do livro de Pedro Tenente editado em 1933".

Antes de tudo o autor desse pequeno opúsculo, sente a necessidade irresistível de confessar seja: ”Chamam-no de Pedro Tenente, porém o seu verdadeiro nome com todos os ff e rr é Pedro Gonçalves de Morais contando atualmente 64 anos de idade, pois nascera aos 14 dias do mês de março de 1869, é casado, agricultor, e analfabeto, porém provém de uma linguagem boa e os seu pais foram ricaços, mas a seca de 1877 a 1879, levou de águas abaixo tudo de bens e haveres que possuíam”.

”Voltando ao passado com o livro (Passado e Presente do autor Pedro Tenente) editado em 1933 Editora Ramos e Pouchain - Fortaleza – Ceará”.

Comentário do Antônio Morais.

Dizem que certa vez, o Coronel José Correia pediu ao Pedro Tenente para escrever a história da família dele, e Pedro respondeu : Coronel, esse negócio de família pode dá na cozinha ou no mato!...

Pedro Gonçalves de Morais, o Pedro Tenente, assim conhecido por ser filho do Tenente Antônio Gonçalves de Oliveira e Maria da Gloria de Morais, proprietários da fazenda onde hoje fica um dos bairros mais populosos de Várzea-Alegre – Alto do Tenente. 

Poucos conterrâneos sabem e conhecem a razão do nome Alto do Tenente. Pedro Tenente deve ter sido o primeiro autor varzealegrense a editar um livro sobre nossa cultura, nossa história e nossa genealogia - datado de 1933. Portanto há 83 anos. O comentário acima foi deixado na primeira postagem do Blog do Antônio Morais por um colaborador que se identificou apenas por Francisco.

A família de Chiquinho de Louzo tem o único exemplar que tenho conhecimento do Livro do Pedro Tenente. A Secretaria de Cultura do Município tinha a devida obrigação de promover e patrocinar uma nova edição e distribuir entre as escolas e bibliotecas do município. 

Fica a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário