Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A esperança que vem do céu: Seminário São José de Crato celebrará missa na intenção de um bom inverno


Fonte: Site da Diocese de Crato
– Em oração, rogando a Deus por intercessão de São José, a Santa Missa está marcada para as 19h, deste sábado, no Seminário.
O Seminário São José, em Crato, tem a tradição de celebrar, todo dia 19, exercícios espirituais em louvor ao esposo da Virgem Maria, seguido de Santa Missa e bênção do Santíssimo Sacramento.
Este mês, a tradição carrega um significado especial para o sertanejo. É que a “Hora da Graça”, como também é chamada, será celebrada na intenção de um bom inverno, de modo garantir safra e mesa farta para o povo de Deus que convive com o semiárido.
O Missal Romano (Ed. Paulus, 6ª edição), inclusive, traz o rito de várias Missas “em diversas circunstâncias da vida pública”, entre elas para pedir “as chuvas necessárias”.
Na tradição católica, o dia de São José é de súplica. O santo, pai de Jesus Cristo, era carpinteiro, mas acredita-se que em épocas de plantio e colheita ele também trabalhava na agricultura.
Por marcar, então, a chegada de um período mais chuvoso, o dia 19 de março foi simbolicamente escolhido para celebrar o santo, que virou patrono dos agricultores e declarado pelo papa Bento XV como patrono da justiça social.


Um comentário:

  1. Prezado Armando - Minha avó Josefa do Sanharol era muito católica, reuniu em sua casa dezenas de agricultores para levantar um planejamento para o inverno daquele ano. Convidou um profeta de chuvas para animar os produtores, o homem apresentou-se com sinais de grão mestre e disse que o inverno ia ser muito bom. Um dos presentes, desconfiado e passado na casca do alho perguntou para o profeta : quantos anos fazem que o senhor é profeta? Resposta 57 anos. Quantas vezes o senhor já acertou? Nenhuma, mas esse ano o palpite é que vai ser muito bom.

    ResponderExcluir