Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Alguém lembrou? 3ª feira, 15 de novembro, vai ser feriado

A data assinala o golpe militar que implantou a República no Brasil, em 1889,  sem consultar o povo
UM PLEBISCITO QUE ASSUSTOU
Em 1993, quando realizado o Plebiscito sobre a Forma e Sistema de Governo, muitas pesquisas informais, realizadas após palestras principalmente, indicavam a vitória da Monarquia Parlamentarista, dobrando em dois até os mais fervorosos republicanos. No entanto, as oficiais apontavam que ao menos um quarto da população brasileira iria votar pela restauração monárquica.

Mesmo diante de todos os empecilhos impostos pelo Estado, a começar pela cédula mal formulada, passando pela antecipação do pleito, como a mudança da data de 7 de Setembro, Dia da Pátria, data magna para os monarquistas, para 21 de Abril, feriado de Tiradentes, data favorável aos republicanos, e tantos outros que geraram desigualdade de posições, a Monarquia Parlamentarista recebeu 13,4% dos votos válidos. Uma vitória moral, após mais de 104 anos de silêncio imposto aos defensores do regime monárquico.

Contou-se na imprensa internacional que, assustado com o crescimento da Monarquia nas pesquisas, o Presidente da República, Itamar Franco, que sucedeu Collor de Melo após o seu impeachment, retirou de seu escritório no Palácio do Planalto o quadro do primeiro Imperador do Brasil, Dom Pedro I, e “trocou com toda pressa” por um busto de mármore de outro herói da Independência, provavelmente José Bonifácio de Andrada e Silva, para “exorcizar” o crescimento monárquico.

A anedota, real, foi contada pelo jornal italiano “La Repubblica”, em 31 de Março de 1993; Hoje, após o mesmo episódio de impeachment, jornais italianos acusam que cresce novamente no Brasil o desejo pelo retorno da Monarquia, desta vez, de maneira orgânica, fomentada pela debilidade da corrupta instituição da Presidência da República, na qual os últimos dois Presidentes e o atual estão sendo investigados em negociatas.

Pesquisas informais, realizadas por portais da internet, como o Terra em 2013, em lembrança aos 20 anos do Plebiscito, pelo Financial Times, o gigante e prestigiadíssimo jornal britânico de negócios, e pela apresentadora Mariana Godoy, da RedeTV!, ambas realizadas neste ano, mostram todas a Monarquia Parlamentarista com uma aceitação entre 65% a 80% dos Brasileiros. Resta saber: será que o quadro de Dom Pedro I continua no escritório da Presidência no Planalto?

Foto abaixo: Os Príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, na época do Plebiscito de 1993.

Comentário de Armando Rafael:
A propósito, o site da Pro Monarquia, publicou nesta 5ª feira, dia 10, a convocação abaixo:

CONVOCAÇÃO

Sua Alteza Real--S.A.R. o Príncipe Dom Pedro Alberto de Orleans e Bragança, através da Geração Monarquia, convoca todos a participar do Bandeiraço Imperial pela restauração da Monarquia e contra o Golpe Republicano e da manifestação pela desocupação do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de novembro, uma terça-feira, às 10h da manhã, no Posto 5 da Praia de Copacabana.

Representando a Casa Imperial Brasileira no ato, estarão presentes SS.AA.RR. o Príncipe Dom Rafael do Brasil, quarto na linha de sucessão ao Trono Brasileiro, e seu primo, o Príncipe Dom Pedro Alberto.

Somando-se aos Bandeiraços Imperiais que serão realizados em todo o País, este ato será uma oportunidade de os monarquistas, junto aos pais dos alunos do Colégio Pedro II, mostrarem que o Brasil profundo e verdadeiro permanece vivo e desperto, e que a República e suas ideologias falaciosas e fracassadas não conseguiu destruir a índole e moral cristã, benfazeja e laboriosa que são tão características de nosso povo.

Por fim, esclarecemos que o Bandeiraço Imperial anteriormente marcado para ser realizado em frente ao Museu da República, no Rio de Janeiro, ainda é este, tendo sido apenas transferido para a Praia de Copacabana, em solidariedade aos pais do Colégio Pedro II. Contamos com a presença dos monarquistas, levando suas Bandeiras do Império!

Idealizada pelo Príncipe Dom Rafael e seus primos, os Príncipes Dom Gabriel, Dom Pedro Alberto e Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança, a Geração Monarquia serve como portal oficial da geração mais jovem da Família Imperial Brasileira. A Pró Monarquia – Casa Imperial do Brasil convida todos a curtirem a página da Geração Monarquia, bem como os perfis oficiais dos Príncipes Dom Rafael e Dom Luiz Philippe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário