Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Imperador Dom Pedro II, Presidente dos Estados Unidos da América?

Hoje, o povo dos Estados Unidos está indo às urnas para eleger o novo Presidente da República, de lá,  para os próximos 4 anos. 
A opinião é unânime: trata-se da mais medíocre eleição presidencial na história dos EUA. Os dois candidatos (que transformaram a campanha eleitoral em baixaria), Donald Trumpp e Hillary Clinton,  também foram considerados “os mais despreparados" de toda a história eleitoral dos EUA...

Um dos fatos mais interessantes sobre a passagem do Imperador Dom Pedro II nos Estados Unidos da América, em 1876, foi a imagem positiva que o Brasil, como potência econômica e militar, deixou nos americanos.

Dom Pedro II foi celebrado por todos os Estados Unidos, percorrendo cerca de 15.000 quilômetros dentro daquela nação. Os políticos americanos não perderam a oportunidade do exemplo para se fustigarem mutuamente, e um editor afirmou: “Quando ele voltar ao Brasil estará conhecendo mais os Estados Unidos do que dois terços dos membros do Congresso."

Tão grande era a admiração dos americanos pelo nosso Imperador, que nas eleições presidenciais daquele ano, ele recebeu, só em Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, mais de 4.000 votos espontâneos, um número considerável, uma vez que à época somente 16% da população americana era autorizada a votar.

- Baseado em trechos do livro "Revivendo o Brasil-Império", de Leopoldo Bibiano Xavier.
Foto: S.M.I. o Imperador Dom Pedro II em Nova York.

Moral da história desta eleição norte-americana: A forma de governo republicana está em crise em todo o mundo. Até nos adiantados e civilizados Estados Unidos da América-EUA...

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Nos últimos dias os brasileiros que votam em analfabeto, palhaço, bandidos, corruptos e mais alguns títulos, estão muito preocupados com os Estados Unidos. Nota-se uma preferencia da mídia por Hilary e, se dela surgir outra Dilma?

    ResponderExcluir