Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Proclamação da República: vem aí mais um feriado

(matéria publicada no jornal O NORTE, de Montes Claros-MG, edição de 05-11-2016)
 
Antes mesmo de terminar o “feriadão” de Finados, iniciado na quarta-feira 2 – e que só terminará mesmo nesta segunda 7 –, muitas pessoas já estão planejando o próximo que, aliás, não está tão distante: terça-feira, 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República, resultado de um levante político-militar que instaurou a forma republicana federativa presidencialista após derrubar a monarquia parlamentarista do então Império do Brasil.

Bem, voltando aos entusiastas de um bom feriadão, para alguns não importa nem mesmo saber, por exemplo, se foi o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca ou Cristóvão Colombo quem protagonizou o feito de 1889 – que derrubou Dom Pedro II, portanto, há 127 anos. Importante é o feriadão. Foi isso que a repórter Janaína Gonçalves também registrou, com muito humor, ao falar com alguns montes-clarenses sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Como se ver a republica para os brasileiros termina sendo como a PEC 241 para essa cambada de estudantes, Maria vai com as outras, que ocupam escolas por todo Brasil sem saber porque e em defesa de que. Alienados.

    ResponderExcluir