Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O esquema da Odebrecht - O Antagonista.

O organograma da propina da Odebrecht foi descrito por Cláudio Melo Filho.

Alexandrino Alencar era o lobista mais importante da empreiteira. Ele negociava com Lula e Gilberto Carvalho os contratos da Odebrecht; em seguida, os pagamentos eram operacionalizados por Antonio Palocci e seu assessor Branislav Kontic.

Gilberto Carvalho recebia os pedidos da empreiteira no governo Lula e continuou a desempenhar esse papel no governo Dilma Rousseff.

Cláudio Melo Filho, por sua vez, negociava o varejo do Congresso Nacional, juntamente com José Filho.

Além disso, cada empresa do grupo dispunha de seu próprio lobista: Marcelo Amaral na Braskem, José Carlos Nogueira na Odebrecht Internacional, Amaury Pekelman na Odebrecht Agorindustrial e assim por diante.

A empreiteira tinha também lobistas espalhados pelo Brasil, que negociavam contratos junto a governos estaduais e municipais.

Os lobistas acertavam o valor da propina com os políticos e, em seguida, encaminhavam os pedidos ao Setor de Operações Estruturadas, que realizava os pagamentos e contabilizava as despesas em suas planilhas.

Cláudio Melo Filho entregou uma parte do Congresso Nacional. Os outros lobistas vão entregar o resto.

O topo do esquema, porém, passa por Lula, Emílio Odebrecht e Marcelo Odebrecht, com seus operadores Alexandrino Alencar, Antonio Palocci e, a partir de 2013, Guido Mantega.

Dilma Rousseff?

Ela era a principal executiva do esquema.

Um comentário:

  1. Lula conseguiu instalar uma quadrilha com raízes em todos os seguimentos da sociedade. Não há um setor que não esteja podre, desde a própria familia a outros campos da vida publica e privada. Só não é vergonhoso para o Pajé porque ele não tem e não sabe o que é vergonha.

    ResponderExcluir