Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 12 de novembro de 2023

001 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais.


Personalidades prestimosas do Crato : Dr.  Humberto Macário de Brito, Almir Carvalho e Derval Peixoto.
Permitam-me contar uma preciosidade atribuída ao Deputado Estadual cratense Derval Peixoto nas épocas em que a representatividade era avaliada pela atuação politica, e não pela esperteza.

Sustenta a história que o Senador Wilson Gonçalves chegando em Crato o Hermes Lucas soltava três dúzias de foguetões avisando aos amigos e correligionários, que, apinhavam a casa do senador.

Certa feita, um correligionário que me reservo o direito de não revelar o nome, um escudeiro fiel, o mais autêntico gogó, passava de xoto pela Praça Siqueira Campos na direção da casa da rua Barbara de Alencar, onde hoje fica o Hotel Vila Real, à época, residência do sogro do senador.

O deputado Derval Peixoto com um jornal na mão chamou o camarada e disse: Veja o que o jornal fala do teu senador. Esta informando que o Papa o excomungou! Leia aí! O caboclo respondeu: leia você mesmo.

Então, o Derval Peixoto aproveitou e lascou a noticia a seu modo: "O papa excomungou o Senador Wilson Gonçalves porque ele é maçom e corrupto, a excomunhão é extensiva também aos seus eleitores".

O camarada, virado num siri, coçou a cabeça, andou dois passos pra diante, dois pra trás e falou a todo pulmão: “Papa fresco”.

8 comentários:

  1. Numa campanha vitoriosa para Deputado Estadual, o Dr Derval Peixoto fez importante pronunciamento na gloriosa Praça Siqueira Campos - Crato : "Não preciso e não quero voto de comunistas". Foi eleito, e, hoje nós vemos que ele tinha razão. Olha no que os comunistas transformaram o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi de esquerda isola.....

      Excluir
    2. Derval Peixoto, casado com Luizinha, filha de Major Feitosa do Cococi !!

      Excluir
  2. Crato no tempo que a honestidade, a competência, o caráter e a dignidade valiam mais que a esperteza. Depois dessa virão outras 300 proezas e causos bem humorados do Crato. Acompanhe.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quanto mais o conheço, mais o admiro. Provavelmente,estarei na regiào proximo final de semana, e nãpo dispenso, aquele tão sonhado encontro.

      Excluir
  3. Nesta época as "tricas e futricas" da politica iam do inicio ao fim da campanha. Passado a eleição estavam todos unidos na defesa dos interesses do município. O Crato era altaneiro, independente, cidade da cultura e monicípio modelo. Orgulho de todos nós.
    Até hoje não sei porque os udenistas eram chamados de carrapatos e os pessedistas de gogó.

    ResponderExcluir
  4. Amigo não tem nada que me divirta do que esses casos ou causos dessa terra que foi berço dos meus ancestrrais.

    ResponderExcluir