Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 16 de maio de 2023

039 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Em carta endereçada ao Bispo em 03 de Janeiro de 1889 os paroquianos varzealegrenses queixam-se sobre o Pe. Joaquim Manoel de Sampaio, e citando caso anterior ocorrido na freguesia de Milagres pedem seu afastamento.

"Continua o vigário Joaquim Manoel de Sampaio a afastar-se cada vez mais do caminho que devia trilhar como sacerdote, e sacerdote encarregado de promover o bem das almas dos fiéis de uma paróquia.

Não somos inimigos de padres, Exm. Sr. Bispo.
Conhecemos alguns que, infelizmente, são o terror das famílias e vivem entregues a todos os vícios, especialmente ao da embriaguez, e que não ocultam, pelo contrário ostentam o seu ódio à moralidade e aos bons costumes.

Conhecemos outros que, acobertados com a capa da hipocrisia, querem ser tidos na conta de virtuosos, quando são mais perigosos do que aqueles, pois se pode evitar-se muito bem a mordedura de um cão danado, é difícil evitar-se a de um que morde de furto.

Lastimamos, porém, que isso se dê e, se estivesse em nossas mãos, a igreja católica, a quem temos por mãe, não seria obrigada tantas vezes a envergonhar-se das misérias de alguns dos seus ministros.

O vigário Joaquim não é um homem perdido, como muita gente talvez suponha; mas é incapaz de exercer o cargo de que se acha investido.

Completamente falta de bom senso, e amante da Paraty, não liga aos deveres de seu cargo a devida importância, e ei-lo a descompor e a injuriar aos seus paroquianos, ora de púlpito, ora pelas colunas de jornais, obrigando a muitos a afastarem-se da igreja e a pedirem a S. Exc. que os livre de tamanha praga, como já pediu e felizmente obteve o povo da freguesia de Milagres, onde o vigário Joaquim chegou ao ponto de excomungar do púlpito ao juiz de direito d’aquela comarca, Dr. Barros, como afirmou o Dr. Cartaxo em artigos publicados no Cearense.

Não somos inimigos de padres, Exm. Sr. Bispo, repetimo-lo, e a prova é que até hoje temos tratado com a maior consideração a todos os padres que tem estado n'esta freguesia.

Não somos inimigos de padres, mas não podemos ser amigos do vigário Joaquim, que não o quiz, ser nosso, e que está incompatibilizado conosco.

E como nada nos contriste mais do que sermos obrigados a fugir da igreja, por sabermos que em lugar do um bom pastor iremos encontrar lá um inimigo, pedimos a S. Exc., pelo amor de Deus e da nossa santa religião, que nos dê um vigário que tenha juízo, porque o que o tiver saberá cumprir os seus deveres e conseguintemente conquistará o respeito e a amizade de todos os seus paroquianos.

Comunidade Católica de Várzea-Alegre.


5 comentários:

  1. No meu entendimento 1919 com a venda do patrimônio de São Raimundo pelo Padre Lima teria sido o primeiro desentendimento entre paroquianos e o padre. Mas que nada, desde 1889 o padre Joaquim Manuel Sampaio já fazia suas estripulias.

    ResponderExcluir
  2. Esse Padre devia dá uma passadinha em Várzea hoje,creio que seria bem recebido.
    Falo por mim,antes que alguém se revolte,e digo mais em meu barraco andou um Padre do Maranhão e nós tomamos meia garrafa de mé e ele não indicou caminho nenhum...

    ResponderExcluir
  3. Documento a respeito das queixas dos paroquianos contra o Padre Joaquim Manuel Sampaio. Gestão 1885 a 1904. Um documento rico de informações que poucas pessoas conhecem.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei este documento nos livros antigos da Diocese do Crato, na parte referente a Paróquia de São Raimundo Nonato em Várzea-Alegre. Todo católico de Várzea-Alegre devia ler e conhecer. Um fato denunciado ao Senhor Bispo pela comunidade católica local em 03 de Janeiro de 1889.

    ResponderExcluir