Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de março de 2017

República? - Por Antônio Morais.

Essa fábula que escrevo e atribuo  ao reino  animal é o retrato  fiel da republiqueta instalada no Brasil por Deodoro em 1889, nada menos.

Trata-se  de uma  dedicação  toda especial ao meu nobre amigo e irmão, com quem divido as postagens deste  Blog - Armando Lopes Rafael.

Conta a lenda que os animais estavam  insatisfeitos com o rei leão. 

Uniram-se todos e  puseram a baixo o leão.

Precisavam, então, de um novo líder. Um porquinho enjeitado, feio pra peste, faltando-lhe o rabo foi o escolhido, o eleito.

Depois da posse, em pouco tempo,  o porquinho já tinha  o seu grupinho de prediletos, já estava cercado de bajuladores e puxa-sacos. Já tinha  corrompido todo mundo.   

Só se acercava do porquinho humilde,  o paz e amor, aquele que fosse subserviente, e, as suas ordens mostrasse obediência.

Da parábola que escrevo para o mundo real, a única diferença que vejo é que no porquinho faltava o rabo, no outro falta um dedo. Se o Deodoro da Fonseca vivo fosse estaria torcendo o bigode de arrependido,  já o que  vivo está falta pouco para arrancá-lo, com medo de ir  para o xadrez.

Um comentário:

  1. Prezado amigo Armando Lopes Rafael - Pra quem é chanceler da Diocese do Crato o nosso Blog nada significa. Mas, na nossa singeleza e humildade estamos alcançando a marca dos 2 milhões de acessos. Portanto, tem gente lendo o que postamos. Tem gente vendo que o que postávamos há 6, 7, 8 anos atrás, era a mais pura verdade, o tempo serviu como nosso testemunho.

    ResponderExcluir