Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 13 de abril de 2017

Delações da Odebrecht chocam com relatos de corrupção explícita - El País


Com sóbrio conjunto de blazer azul marinho e camisa, Marcelo Odebrecht aponta sua metralhadora para a mais alta cúpula política do Brasil. Nos vídeos de sua colaboração com a Justiça, liberados nesta quarta pelo Supremo Tribunal Federal, um dos homens mais ricos do Brasil, preso há mais de um ano, descreve cenas explícitas de corrupção que fazem jus ao apelido que as delações da Odebrecht ganharam na Operação Lava Jato: as do "fim do mundo", ao menos aquele no qual vive o establishment político.

Marcelo, seu pai, Emílio, e outros executivos da empresa constroem sua narrativa para a Justiça dizendo que todos - Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Aécio Neves, só para ficar nos presidentes desde 2003 e no mais recente candidato da oposição ao posto - e seus respectivos partidos eram ao menos beneficiários e muitas vezes partícipes de um azeitado esquema de oferta de dinheiro para campanhas, contabilizado e não contabilizado, em troca de apoio geral e favores específicos para aprovar legislações de interesse do grupo empresarial, um dos maiores na América Latina até a explosão do escândalo.

Com os vídeos, agora ganham forma, imagem e áudio, os conteúdos de vários vazamentos à imprensa. Em suas delações, a Odebrecht detalha à Justiça um esquema que diz ser antigo, em vigor pelo menos desde os anos 80, e pluripartidário, que coloca em xeque não só o bilionário financiamento de campanha brasileiro como boa parte dos orçamentos de obras públicas e outros negócios _os braços da Odebrecht vão da construção à petroquímica. Os relatos detalham modelo de negócios da holding que já embutia uma espécie de "custo político" em dinheiro para obter lucro no Brasil e fora do Brasil.

3 comentários:

  1. Bonito. Muito bonito para o Brasil ter uma safra de canalhas no seu comando. E o povo mais canalha do que a cambada se divide na defesa de seu predileto. Do seu bandido predileto.

    ResponderExcluir
  2. Tudo mentira. Nossos políticos são os mais honestos do mundo, exceto Lula que só perde, em honestidade, para Jesus. Nossos políticos são, na verdade, um bando de ladrões, bandidos, safados e depois que roubam, pedem proprina, gerenciamento caixa dois vem a público dizer que tudo é mentira. O grande chefe diz que o objetivo é impedir sua candidatura e que nunca cometeu essas coisas que estão dizendo por aí.

    ResponderExcluir
  3. Só tem menino besta neste PT. Vou verificar meu saldo bancário, pois esses empresários tem por costume depositar grandes valores nas contas de inocentes.

    ResponderExcluir