Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Depois de 16 anos outro cearense volta a ser ordenado Bispo da Igreja Católica

Quem é o novo bispo

 Monsenhor Francisco Edimilson Neves Ferreira nasceu na cidade Jardim (CE) em 03 de outubro de 1969. É filho do casal Francisco Ferreira Gorgônio e Maria Ivanir das Neves Ferreira Gorgônio. Possui três irmãos: Maria Margarida, Antônio Jurandir e José Romison.

   Fez seus estudos iniciais na sua cidade-natal, Jardim (CE): 1º Grau, na Escola Dr. Romão Sampaio; 2º Grau, no Centro Educacional Pe. Aldemir. Foi matriculado no Seminário São José de Crato em 13 de fevereiro de 1989, sendo transferido em 1990 para o Seminário da Arquidiocese de Fortaleza, a fim de prosseguir nos estudos visando ao sacerdócio. Obteve graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza em 1995. Cursou Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará, em Fortaleza em 1996.

   Foi ordenado sacerdote no dia 25 de maio de 1997, na igreja-matriz de Santo Antônio, da cidade de Jardim, pelas mãos de Dom Newton Holanda Gurgel. A cidade de Crato tem sido, até agora, o palco das atividades sacerdotais do Pe. Francisco Edimilson Neves Ferreira. Foi vigário-paroquial das Paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida (1998-1999). Administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (2001-2002). Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e Cura da Catedral (2003-2017).

   Ao lado dessas atividades, acumulou as funções de professor (no Instituto de Teologia e Animação Madre Gerhilde, 1995-1999; no Seminário São José, 1998-1999; Vice-diretor do Colégio Pequeno Príncipe, 1998-2017).  Exerceu diversas funções na Diocese de Crato, dentre elas: Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Diretor Espiritual do Seminário São José, Vigário-Forâneo da Região I, Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica, Coordenador Diocesano de Catequese, Coordenador Diocesano de Pastoral, Gerente Executivo da Fundação Padre Ibiapina e Diretor Comercial da Rádio Educadora do Cariri.

   Registro de sua atuação acadêmica foi sua escolha como sócio do Instituto Cultural do Cariri, sendo titular da Cadeira Monsenhor Rubens Gondim Lóssio.

   No dia 15 de fevereiro de 2017 foi nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Tianguá, no Estado do Ceará. Adotou como lema para seu episcopado um versículo do Salmo 69: “Zelus Domus Tuae Comedit Me” (O zelo da tua casa me consome).

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Um comentário: