Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de dezembro de 2023

062 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


No dia 17 de Julho de 1971 eu fui admitido no Banco do Cariri S/A, instituição financeira pertencente a Diocese do Crato. 

Pedro Gonçalves de Norões era o diretor de contabilidade do Banco. Pedrinho como era chamado na intimidade, tinha um vizinho de propriedade  no Sitio Araçás que era metido a profeta de chuvas. 

O homem era analfabeto, mas tinha uma memória admirável, fazia suas previsões e ditava para uma filha escrever num caderno  para depois  Pedro Norões datilografar e confeccionar um livrinho conhecido a época como almanaque.

Certa feita, Pedrinho mudou a data de uma chuva para ver se o compadre prestava atenção mesmo nas suas previsões.

Marcava uma chuva de 80 mm para as 5 horas da tarde do dia  15 de Outubro daquele ano. Pedrinho mudou para o dia 16 de Outubro no mesmo horário e devolveu ao profeta.

A filha do profeta estava lendo, e, o pai chiou : epa, peraí, está errado, vou levar para compadre Pedro arrumar, esta chuva é no dia 15 e não 16 de outubro.

Quando o homem mostrou para seu Pedro o erro na data da chuva, Pedrinho saiu com esta : Compadre é que no dia 15 de Outubro eu faço planos de queimar minha broca e não dar certo com uma chuva dessa intensidade.

Falou sério, quase sisudo. Mas, terminou  por consertar as previsões do compadre, e, mudando por prevenção  a data da queima  da broca.

8 comentários:

  1. Trabalhei com o Pedro e pouco tempo depois com o Unias. Dois irmãos sérios, quase sisudos, mas na intimidade bem humorados e alegres. Saudades dos dois.

    ResponderExcluir
  2. Moraes,
    Ele contava em casas essas proezas e todos nós riamos muito.
    Ele chegou a mudar uma chuva,com a anuência do profeta,justificando que naquele dia era o aniversário de D.Violeta,nossa mãe.

    ResponderExcluir
  3. Como não sentir falta de uma epoca, onde se brincava e fazia galhofa, sem o perigo de ser morto, pelo.melhor amigo ??

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda de ver. Isso é maravilhoso. E muito bom ver essas lembranças lindas deixa o coração quentinho. Obrigada por acender a fogueira do meu coração.

    ResponderExcluir
  5. Família muito querida e respeitada. Orgulho do nosso Cariri.

    ResponderExcluir
  6. Família decente e respeitada cidade do Crato

    ResponderExcluir
  7. Fiuei curiosa choveu dia 15 ou 16? Muitobom ouvi isso tinha muitos profetas das pedras de sal...

    ResponderExcluir
  8. Lembro bem do Banco do cariri foi meu primeiro emprego (sem registro) eu tinha 13 anos e ficava sentado próximo ao caixa ocupado pelo Sr. Afrodizio Nobre da Cruz. Eu era cobrador do seguro vida Sul América isso em 1961.

    ResponderExcluir