Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de janeiro de 2024

068 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Foto na gloriosa Praça Siqueira Campos - Crato - Osvaldo Alves, Tarcísio Leitinho, Flaviano Calou, Francisco de Freitas Justo, Luiz  Mendes e Harildo Costa.

Luiz Mendes Filho, nosso estimado amigo Luiz Sarmento de saudosa memória gostava de zoar com Manuel Pachola. Sempre que se encontravam na Praça Siqueira Campos ou em qualquer outro lugar de Crato. Pachola se aborrecia e se vingava  chamando Luiz Mendes de corno.

Manuel gostava muito de doce de buriti, e, um dia Luiz  saiu de casa e deixou dona Leda fazendo uma tigela da especiaria.

Quando Luiz encontrou o Manuel convidou : Manuel vamos lá em casa comer doce de buriti? Convite aceito no ato.

Ao chegar em casa Luiz disse : Leda traga aquele doce  e dois pires para nós comermos uma porção. Quando o doce  foi colocado na mesa o Manuel se apressou e foi logo botando  a parte dele.

Antes de começar a degustação Luiz disse : Leda eu trouxe esse senhor aqui porque ele anda espalhando por onde passa que eu sou corno, e, eu quero que ele diga na sua presença.

Manuel  empurrou o doce e falou abusado - Minha senhora, pelo amor de Deus não acredite no que esse "corno" está dizendo não!

9 comentários:

  1. Luiz Sarmento, comerciante e politico honrado, digno e probo. Deixou um punhado de filhos iguais a ele. A todos a minha admiração e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a quarta feira promete...


      Excluir
    2. Hoje não existe mais praticamente, lugares como este para encontro. Os amigos diminuiram, a segurança não existe, e ninguém esta tranquilo, nem na missa.

      Excluir
  2. Essa fotografia foi tirada para posteridade pelo jornalista Luiz José dos Santos, também um dos amantes da Praça Siqueira Campos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Luiz José. Eu não fiz a crédito da foto porque não tinha conhecimento da autoria. Parabéns, você produziu uma obra preciosa, digna da Praça Siqueira Campos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A praça Siqueira Campos .era a passarela da elite cratense já nos anos 50 .me lembro muito bem da multidão de mulheres bonitas desfilando os trajes demora europeia da época. Ao cair da tarde prinsipalmwnte aos sábados e domingo .

    ResponderExcluir
  5. Velhos tempos belos dias, o tempo passa mas as recordações não. Os grandes Amigos, representam o maior bem, que se possa ter.
    Crato, 15 fevereiro de 2023.
    Fernando Callou.
    de 15d

    ResponderExcluir
  6. Jornalista Luiz José dos Santos - Gazeta de Notícias15 de fevereiro de 2023 às 12:25

    Fui eu que registrou fotograficamente esse memorável momento. Lembranças de boas pessoas,cada um deles tem sua história.

    ResponderExcluir