Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de junho de 2017

090 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Arrozais e planícies do Riacho do Machado - Várzea-Alegre - Ceará.

Eu sou um observador da genealogia de Várzea-Alegre. Estranho  que o Papai Raimundo tenho tido outros 09 irmãos e só ele tenha sido muito disseminado e os outros não. 

Sou descendente de 08 netos do famoso Raimundo. É que naqueles tempos na falta de ter com quem se casar tios e tias se casavam com sobrinhos e sobrinhas.  Por essa razão em minha família é muito comum encontrar um abilolado.

Não tenho conhecimento que o Papai Raimundo tenha sido "Marquês", mas criaram a Av. Marques Papai Raimundo, criaram também uma medalha com o seu nome  para bajular e fazer média com políticos sebosos e pilantras na mais deslavada demagogia e hipocrisia já vistas.

Eu não faça a menor questão de ser descendente do Papai Raimundo, até porque nas favelas que proliferam a periferia da cidade : Riachinho, Varjota, Grossos, Sanharol, Vila Chique ninguém sabe que foi Barbara de Morais Rego que deu a luz ao filho ilustre, muito menos interessa saber quem veio ao mundo depois dele.

Algumas honras ao ilustre conterrâneo serviram apenas para manchar a memória do nobre varzealegrense por conta de alguns homenageados imerecidos. 

Tenho a mais absoluta certeza, pelo que se conhece da história dos filhos José Raimundo, Joaquim Alves e Ildefonso - que eles jamais concordariam em ver o nome do seu patriarca numa medalha homenageando gente do porte de um deputado que nem merece que se pronuncie o nome.

Fica a pergunta : Porque não disseminam os demais irmãos do Raimundo? Porque os esqueceram e deixaram cair na vala profunda do esquecimento? 

Um comentário:

  1. Que alguém responda! Embora eu tenha a minha versão, razão, causa e conhecimento.

    ResponderExcluir