Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de junho de 2017

O fim de uma era - Por Paulo Guedes, O Globo.

Os partidos social-democratas que nos dirigem há mais de três décadas devem explicar nossa degeneração política e o medíocre desempenho econômico.

O PT, o PMDB e o PSDB são partidos social-democratas que dirigem há mais de três décadas a política e a economia brasileiras, do nascimento da Nova República, em 1985, aos dias de hoje, em que se anuncia a morte da Velha Política. Devem explicar a degeneração de nossas práticas políticas e o medíocre desempenho econômico no período.

“Lula e o PT institucionalizaram a corrupção. O Estado brasileiro está hoje dominado por organizações criminosas. Nos ministérios em Brasília, nos Estados, nas estatais, nos fundos de pensão, nos bancos públicos. É muito duro trabalhar no Brasil, pois você precisa de várias áreas do governo, e só consegue se pagar propina. A corrupção está no andar de cima, nas autoridades. As pessoas são colocadas nos cargos por uma organização criminosa. Elas podem aprovar ou barrar um negócio. Por isso os políticos lutam tanto por cargos.A disputa é para ver qual organização criminosa fica com qual parte do governo para fazer dinheiro”, relata Joesley Batista, da J&F, à revista “Época”.

E o PMDB?

“O Temer é o chefe da maior e mais perigosa organização criminosa deste país. Temer, Eduardo, Geddel, Henrique, Padilha e Moreira. Quem não está preso está hoje no Planalto. São pessoas experientes, inteligentes, sem limites e em pele de cordeiro. Geddel articulava a anistia ao caixa 2, e Renan articulava a lei de abuso de autoridade. Com a recuperação econômica, o brasileiro não iria mais para as ruas, e eles poderiam abafar a Lava-Jato. Tudo voltaria ao controle dos políticos. Eles não entendem o que está acontecendo no Brasil. Não querem ver que o sistema político faliu. Acabou. Não dá mais”, prossegue Joesley.

E o “oposicionista” PSDB? “

O Aécio era alternativa, teve 48% dos votos e tinha entrado no governo do Temer. Era preciso mostrar o que está acontecendo hoje, e não apenas o que aconteceu na campanha de 2014. Se o Brasil não entendesse que eram iguais, ia achar que a solução era substituir um pelo outro. Mas eles são todos do mesmo sistema. O problema é estrutural. Houve propina tanto do lado do PT quanto do PSDB. Mesmo sistema: caixa 2, nota fria, compra de coligação.”

A armadilha social-democrata do baixo crescimento e da corrupção sistêmica é um fenômeno que se repetiu historicamente em outros países e épocas.

Um comentário:

  1. A armadilha social-democrata do baixo crescimento e da corrupção sistêmica é um fenômeno que se repetiu historicamente em outros países e épocas.
    Todo brasileiro devia ler este texto.

    ResponderExcluir