Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 12 de agosto de 2017

Do site da revista VEJA: Lula não foi agredido durante almoço em restaurante

Texto repleto de erros publicado por blog afirma que o petista foi alvo de empurrões, pedradas e ovadas
Fonte: Site VEJA – Por João Pedroso de Campos 

Um dos alvos preferenciais de boatos na internet, dadas as paixões e a aversão que desperta e os cliques que atrai, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a protagonizar uma manchete mentirosa nos últimos dias.

O site Revista NP – Notícias do Brasil e do Norte Pioneiro do Paraná inventou que Lula foi agredido durante um almoço com lideranças do PT e publicou um texto com o título “o pau quebrou geral: Lula apanha durante Almoço em restaurante”.

A “reportagem” é ilustrada com uma foto do ex-presidente rodeado por aliados, clicada no dia em que ele foi conduzido coercitivamente a depor na Operação Lava Jato, em março de 2016.
Em dois dias, a lorota foi compartilhada cerca de 103.000 vezes em redes sociais como o Facebook e o Twitter e no WhatsApp:

O pau quebrou geral: Lula apanha durante Almoço [sic]. em restaurante
Tentando dar uma de amiguinho do povo [sic.] Lula vai em [sic.] restaurante e é agredido, durante um almoço com líderes do PT, [sic.] Partido dos Trabalhadores Lula se envolveu em uma confusão com manifestante que ali aguardavam a chegada de Lula.
Após se sentir ofendido pelas palavras dos manifestante [sic.] Lula levantou e tentou se retirar do local, quando foi surpreendido por 2 empurrões de uma mulher ainda não identificada, quando conseguiu se retirar do local [sic.] os manifestante que ali estavam jogaram ovos e pedras, quando Lula conseguiu entrar no carro os manifestantes tentaram virar o carro com Lula dentro, A [sic.] polícia logo chegou no [sic.] local ai [sic.] que a confusão aumentou, um dos vidro [sic.] da viatura foi quebrada [sic.] por um manifestante chamado: [sic.] Anderson de Almeida 32 Anos [sic.], após Lula conseguir se retirar do local, a confusão continuou quando alguns integrantes do MST chegaram e começaram a agredir os manifestante que tentaram agredir Lula, a confusão durou cerca de 40 minutos somente acabando com a chegada de reforços policiais.
Lula saiu ileso apenas com os empurrões, mas se borrou todo. O povo está perdendo a paciência, acorda Polícia Federal [sic.]

A falsidade galopante do texto é facilmente diagnosticada em dois elementos: o português sofrível e a falta de cobertura do fato pela imprensa.
Como o Me engana que eu posto frequentemente alerta, o desprezo pelas regras gramaticais é uma das principais características dos boatos online e é a primeira a ser levada em conta pelo leitor quando se depara com informações fantásticas e bombásticas em ambientes como o WhatsApp e as redes sociais.

De tão mal escrita – tem 14 erros de gramática e grafia em apenas 14 linhas, uma média de um erro por linha, além das dez repetições do temo “Lula” – chega a ser difícil ler e entender o texto da Revista NP. Ao contrário das correntes criadas anonimamente e disseminadas por aí, neste caso não é possível relevar os erros, já que o portal tem estrutura de um site jornalístico, formato que induz leitores incautos a acreditarem no que é publicado ali.

À parte as agressões à Língua Portuguesa, o leitor não encontrará essa informação em nenhum veículo de imprensa confiável. Assim como um ovo atirado sobre a cabeça do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi notícia nesta semana, é certo que a imprensa divulgaria amplamente empurrões, pedradas e ovadas em um ex-presidente da República durante um almoço com lideranças de seu partido.

Além do mais, o texto, passado à frente como notícia verdadeira por milhares de pessoas, tem lacunas de informação que não sobreviveriam em um veículo de imprensa minimamente responsável. Em qual cidade se deu a tal confusão? Em qual restaurante foi o almoço? Quem é a mulher que empurrou duas vezes o ex-presidente? A briga entre manifestantes e militantes do MST deixou feridos? A ocorrência não foi registrada junto à polícia? Lula, o PT, o MST e a polícia não se pronunciaram sobre o episódio? Não há imagens das agressões? Nenhuma das questões encontra resposta na “reportagem”.

É absolutamente falsa, portanto, a notícia de que Lula foi agredido durante um almoço em um restaurante.

2 comentários:

  1. É claro que não foi. A única gente deselegante, grosseira e mal educada que existe no Brasil é a seguidora do PT e do Lula. Não era no Lula que ela iria lançar sua fúria.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que o boato correu o Brasil com rapidez impressionante.
    Teve gente que não só acreditou, como ainda disse: "Faz tempo que mentiroso estava merecendo um boa sova"...

    ResponderExcluir