Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Lula, o demagogo contumaz – por Armando Lopes Rafael

   Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Crato nesta 4ª feira, 30 de agosto. Fez comício no estacionamento do Centro de Convenções do Cariri, a 5 km do centro da cidade, para uma plateia que foi convocada no triângulo Crajubar–Crato, Juazeiro do Norte-Barbalha. Para muitos pobres foi a vez de ganhar o sanduíche de mortadela, condução e o outro agradinho de sempre. Exageros à parte, os organizadores do evento calcularam 10 mil pessoas no evento. Vá lá que tenha comparecido a metade. Afinal, a  Polícia Militar não fez previsão do público presente.

   No mesmo dia, o IBGE divulgou a população – estimada para 2017 – do chamado Crajubar: 460 mil habitantes (270 mil em Juazeiro, 130 mil em Crato e 60 mil em Barbalha). Vamos, generosamente, considerar que no comício de Lula estivessem mesmo as 10 mil pessoas, “infladas” pelos organizadores. Significa que 450 mil pessoas, só do Crajubar,  não deram o ar da graça. Mas, na verdade, vieram caravanas dos 32 municípios do sul do Ceará, além de cidades vizinhas do Estado de Pernambuco e da Paraíba. Vamos parar por aqui e acreditar que 4,6% da população de Crato, Juazeiro e Barbalha foram ouvir as demagogias do “Pai dos Pobres”.

    Para indignação da maioria da população cratense, nossas autoridades outorgaram a Lula os títulos de “Doutor Honoris Causa” (aprovado pela URCA há 15 anos e só agora efetivado pelo atual reitor), o de “Cidadão Cratense” (palmas para os nossos vereadores, eles merecem!)  além da Medalha do Mérito Barbara de Alencar.  Lula fez cabelo, bigode e barba! Pouca vergonha!

   Depois foi a vez da verborreia demagógica de sempre. Lula disse, entre outras baboseiras: “Vão vender pedaços da Petrobrás” (não tocou no esquema de propinas que ele implantou naquela estatal – o chamado "Petrolão" que quebrou a empresa – considerado hoje “o maior esquema de corrupção do mundo”); Criticou a mudança no regime de exploração do pré-sal, que foi extinta com a lei da partilha, dizendo que o Brasil  antes era “exportador de gasolina e hoje é importador”. Deslavada mentira!

    Lula condenou o projeto de privatização da Eletrobrás (mas não falou no que os Governos do PT fizeram para roubar os recursos do fundo de pensão dos funcionários daquela estatal, como roubaram, também, os fundos de pensão da Petrobrás, Banco do Brasil, BNDES, Correios, dentre outros. Criticou a venda da Casa da Moeda,  que até a chegada do PT ao poder  dava lucro. Nos dois governos Lula-Dilma passou a ser deficitária com sucessivos prejuízos que aumentam a cada exercício.

     Lula disse que “os golpistas” estão destruindo o Brasil", mas não falou que foi ele, por duas vezes,  que aprovou o nome de Michel Temer para ser vice de Dilma Rousseff. Quem votava em Dilma, automaticamente votava em Temer. E não disse que é constitucional quando um presidente sofre o impeachment o vice assumir no lugar do "impichado". Não houve nenhum "golpe".  Foi por um motivo assim que Itamar Franco assumiu a Presidência da República, substituindo Collor de Melo.

        "Destruindo o Brasil, os golpistas?" Ora, me poupe! Foi no governo Dilma que o desemprego chegou à casa dos 14 milhões de pessoas que perderam seu ganha-pão, ou seja, seus empregos. Lula enganou aos incautos escondendo que foram os governos do PT que aumentaram os gastos e subsídios, gerando um aumento da dívida pública e o endividamento das famílias e trazendo de volta a inflação. Matreiro e falso, Lula omitiu:  foram nos governos do PT que ocasionaram os desvios ora apurados pela Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal, a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro já realizada no Brasil e no mundo. Essa operação expôs uma rede criminosa formada por políticos, servidores públicos, empresários e doleiros que desviou bilhões de reais dos cofres da Petrobras.

      Enfim, Lula omitiu os frutos deixados por ele e Dilma: desemprego, inflação, caos na saúde, na educação, na segurança pública e a institucionalização da corrupção na máquina pública... tudo isso é uma pequena amostra da “herança maldita” deixada pelos 13 anos de governos do PT, sob a batuta de Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora Dilma Rousseff.

         O resto é demagogia barata para enganar os incautos e desinformados... E como eles existem, nesses grotões da miséria e do atraso; em certa mídia brasileira e, especialmente, nas universidades públicas...
 URCA -- Uma universidade pública, financiada pelos impostos pagos pelo povo cearense, sendo manipulada  política e ideologicamente pelo PT. Como cidadão que obteve diploma universitário pela URCA sinto-me envergonhado.
PS - A Câmara de Vereadores de Quixadá teve a grandeza de rejeitar o título de "Cidadão Quixadaense" para Lula. Ela merece nosso respeito. Já a Câmara de Vereadores de Crato capitulou vergonhosamente. Pobre Crato.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - A bajulação é um comércio de mentiras que, pelo lado do bajulador, apóia-se no interesse, e pelo lado do bajulado, apóia-se na vaidade.

    O que se ver nesta imundice é uma vergonha.

    ResponderExcluir