Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Nossa Senhora da Conceição Aparecida: algumas curiosidades sobre a maior devoção do povo brasileiro (2ª Parte) -- por Armando Lopes Rafael


3ª curiosidade – Se a imagem foi encontrada em 17 de outubro de 1717, porque se comemora a data de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro?
Segundo o historiador Leandro Karnal, não foi por mero acaso que esta data foi escolhida. No dia 12 de outubro comemora-se a descoberta da América por Cristóvão Colombo (1492); em 12 de outubro de 1798, nascia em Lisboa Dom Pedro de Alcântara, que seria o herói da nossa independência e primeiro Imperador do Brasil; em 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I foi aclamado como “Primeiro Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil”. Bom não esquecer que a imagem do Cristo Redentor, localizada na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931... Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB definiu o Dia da Padroeira: 12 de outubro. Mera coincidência?  Antes essa data foi comemorada no dia 7 de setembro (Dia da Pátria) e 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição).

4ª curiosidade – Quando Nossa Senhora Aparecida passou a ser Padroeira do Brasil?
Só em julho de 1930 é que Nossa Senhora Aparecida foi declarada Padroeira do Brasil. O pedido partiu do cardeal Dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio de Janeiro, então capital da nossa pátria, e a formalização foi dada pelo então Papa Pio XI.

5ª curiosidade – É verdade que é o maior santuário mariano do mundo?
 Em 2017 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB declarou oficialmente a Basílica de Aparecida do Norte como “Santuário Nacional”. A decisão veio tarde. Trata-se do maior santuário mariano do mundo! Possui área de 1,3 milhão de metros quadrados. Tem capacidade para acolher 45 mil pessoas internamente. Na área externa pode abrigar 300 mil fiéis. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é visitado anualmente por 12 milhões de pessoas. Mais do que isso: Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro símbolo genuinamente brasileiro de alcance nacional. Ela veio antes do nosso hino; Veio antes da nossa primeira e definitiva bandeira nacional, a  verde-amarela criada pelo Imperador Dom Pedro I. Aliás, hino e bandeira só surgiram em 1822. E permanecem até hoje, apesar das tentativas dos golpistas republicanos para mudá-las...

Um comentário:

  1. "Cada dia é uma moeda que Deus nos dar para comprarmos a sua glória".

    Santa Monica.

    ResponderExcluir